A Vara do Trabalho em Santo Ângelo mudou a rotina de tramitação de processos trabalhistas ao implantar o sistema: Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT). A partir de agora o TRT só recebe novas ações pelo meio digital. O ato inaugural ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 19, com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, além de magistrados, servidores, advogados, procuradores e autoridades locais. Somente os processos ajuizados até 18 de março na unidade permanecerão em papel.
Processos julgados mais rapidamente, otimização de rotinas de tramitação, economia de espaço e de papel, eliminação de malotes e transporte de processos via terrestre, protocolo instantâneo em qualquer hora do dia, consulta facilitada mediante número do processo, tanto para os advogados, quanto para o cidadão. Estas são algumas das mudanças anunciadas e comentadas durante o ato de implantação do sistema.
O juiz do trabalho membro do comitê gestor regional, Ricardo Fioreze, embasado na experiência de outras varas que já instalaram o sistema, afirmou que o tempo de julgamento dos processos, desde o protocolo até a sentença final do juiz pode diminuir em até 50%. Estatísticas do TRT constataram que a média de 232 dias passou para 163.
O juiz titular da Vara do Trabalho de Santo Ângelo, Edson Moreira Rodrigues também falou sobre o processo “O mais importante do PJe-JT é a celeridade que imprimirá na tramitação do processo. Quanto mais célere a tramitação, mais rápida será a entrega da prestação jurisdicional”, observou o juiz.
A Vara do Trabalho de Santo Ângelo foi a primeira a receber o PJe-JT em 2015. Com essa implantação, o sistema passa a estar presente em 101 Varas do Trabalho e quatro Postos Avançados da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul. No total, o Estado possui 132 Varas e 10 Postos. Na sexta-feira dia 20, houve solenidade de implantação do PJe-JT na Vara do Trabalho de Ijuí.