Editorial

961 0

Mais do que notícias os fatos ocorridos e publicados revelam fenômenos. Conforme definição formal “a palavra fenômeno diz respeito a qualquer manifestação que está presente na consciência de um sujeito e que é objeto da sua percepção”.
Mas no caso específico deste editorial, quero destacar o fenômeno social, aquele que é passível de observação a partir de uma série de fatos e notícias, que em seu conjunto, revelam uma realidade nem sempre percebida.
Em questões sociais é prematuro tirar conclusões precipitadas, mas é lícito exercitar o cérebro para compreender o presente em uma perspectiva histórica. O título da capa faz uma afirmativa: “Notificações do DAER. Um caso mais político que jurídico”. Antes de qualquer coisa, estas notificações denotam que as pessoas e empresas buscam ocupar os espaços existentes, e ao mesmo tempo, alheio a vontade ou planejamento das instituições políticas. Considero um fenômeno.
O crédito da observação é do Advogado Paulo Cacenote, que, gentilmente se dispôs a conversar conosco a cerca dos fatos que envolvem a área de domínio do DAER que está em discussão no município. Confira a matéria na página 3.

Neste artigo

Participe da conversa