Exames de baixa complexidade realizados em Santo Ângelo deverão apresentar o diagnóstico em um prazo, de no máximo, 72 horas a contar da realização do procedimento. Isso é o que determina a lei promulgada nesta semana pelo Poder Legislativo de Santo Ângelo.
De autoria do vereador Nader Awad (PDT), a iniciativa visa garantir mais agilidade durante o processo. A partir de agora, as clínicas de saúde do município, que possuem qualquer tipo de convênio, terão de cumprir o prazo estabelecido pela lei.
Conforme explicou Nader, exames de simples realização, como hemogramas, possuem plenas condições de emitir seus resultados em um curto prazo de tempo. “A intenção é colaborar com o paciente, agilizando, assim, o prosseguimento do seu tratamento, sem sofrer abusos e prejuízos, principalmente no que se refere a demora da análise e entrega dos resultados”, afirmou o edil.
Na Casa Legislativa o projeto foi aprovado por unanimidade. Contudo, no Executivo Municipal a matéria acabou sendo vetada pelo Prefeito de Santo Ângelo. Ao retornar à Câmara de Vereadores, os edis não acataram tal posição e derrubaram o veto. Diante disso, coube ao Presidente do Legislativo, Diomar Formenton, promulgar a lei.