Na continuidade da programação da II Semana Integrada das Engenharias, palestras sobre energias alternativas e renováveis receberam atenção especial dos acadêmicos dos cursos das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Química, bem como do curso de Química Industrial.
Realizado nesta terça-feira (9), o I Seminário sobre Biocombustíveis teve ampla participação dos acadêmicos. Promovido pelo Programa de Apoio aos Pólos Tecnológicos da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul e URI Santo Ângelo, o evento teve uma mesa temática, discutindo um panorama geral do mercado e tecnologia em Biocombustíveis. A mesa teve participação do professor Matheus Fontanelle Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina; do engenheiro químico Roberto Brunner, da Biotechnos; do representante da Giovelli Indústria de Óleos, Osmar Giovelli; e do coordenador dos cursos de Engenharia Química e Química Industrial da URI Santo Ângelo, professor Marcelo Stracke. A mediação foi do professor Flavio Vanderlei Zancanaro Junior, da URI Santo Ângelo.
Nesta quarta-feira (10), os acadêmicos de Engenharia puderam acompanhar a palestra “Energia Eólica”, com o empresário Moacir Antonio Locatelli, da Indústria Fratelli, de Santa Rosa. Moacir destacou o trabalho realizado na indústria, que produz aerogeradores, os quais produzem energia através da velocidade dos ventos. Ele defendeu o empreendedorismo na área, que aproveita os benefícios da globalização para a execução do trabalho. “A energia eólica tem grande potencial na região e é limpa. De nada adianta buscar outros espaços se a gente não cuida do nosso”, destaca.
Locatelli frisa a necessidade de profissionais capacitados para a área: “Em nossa empresa, oferecemos toda a capacitação, e há amplo mercado para estudantes de Engenharia Mecânica, principalmente”. Entre os projetos da indústria, está a tendência a uso doméstico de aerogeradores, que poderiam produzir a energia para casas. O empresário apresentou modelos piloto de geradores híbridos, usando energia solar e eólica. Para o futuro, ele aposta em parcerias com as Universidades, para o desenvolvimento de tecnologia.
“É um campo muito amplo, e com grande potencial para o futuro”, frisa o coordenador do curso de Engenharia Mecância da URI Santo Ângelo, Flávio Kieckow. A partir da palestra, também foram apontadas as possibilidades de estágios e visitas técnicas à indústria de aerogeradores em Santa Rosa. A II Semana Integrada das Engenharias encerra nesta sexta-feira (13), com a palestra “Energias renováveis”, a cargo da Eletrosul