Os vereadores de Santo Ângelo aprovaram, por unanimidade, matéria que questiona a oferta de programas de incentivo às microempresas. O pedido de informações foi apresentado pelo vereador Arlindo Diel (DEM), e indaga questões referentes à repactuação de dívidas e redução de juros divulgados pelo Governo Federal.
Conforme o vereador, “o Governo tem anunciado programas de ajuda aos pequenos empresários, como é o caso da repactuação de dívidas, porém, na prática, a situação tem sido outra”. De acordo com Diel, essa é uma solicitação da comunidade local, a qual requer mais informações sobre os programas.
Em síntese, os vereadores questionam a existência do programa nas agências locais e, no caso de haver, que sejam informados os critérios usados para obtenção do benefício. O pedido será encaminhado para o Banco do Brasil e para a agência local do Banrisul.
Além do pedido de informações, o vereador Arlindo Diel tem a intensão de protocolar um pedido de uma audiência pública, para convidar os representantes das instituições financeiras locais. Na opinião do vereador, ainda existem barreiras para a renegociação de dividas como a do cheque especial e empréstimos vencidos.
A audiência tem o objetivo de promover o debate, esclarecer sobre as práticas financeiras e tornar públicas as possibilidades de renegociação das dívidas. Contudo, Diel acredita que as microempresas acabam usando linhas de créditos com taxas de juros muito altas, algo que acaba por inviabilizar a capacidade de pagamento dos empresários.
