Sábado – 09/10/2010

O português nosso de cada dia A ortografia vigente diz que as expressões mediadas pela preposição, expressões que representem o mundo botânico e também o zoológico, devem ser...

1104 0

O português nosso de cada dia

A ortografia vigente diz que as expressões mediadas pela preposição, expressões que representem o mundo botânico e também o zoológico, devem ser escritas com hifens. Bola-de-neve, com o sentido de arbusto europeu, pertence ao mundo botânico e por essa razão deve ser grafada com hifens. Eis mais um exemplo de expressão do mundo zoológico: boca-de-fogo. Boca-de-fogo, por ser uma espécie de peixe e representar, portanto, o mundo zoológico, deve ser escrita com hifens. E tem boca de fogo sem hifens? Tem. Boca de fogo sem hifens é peça de artilharia usada pelas forças armadas. Boca de fogo hoje em dia alargou o raio de abrangência e está sendo usada até mesmo por muitos civis. Usam-na, por exemplo, os traficantes e seus “soldados” em algumas cidades grandes do Brasil.
Dias atrás o Correio do Povo trouxe esta manchete: “Há pressa em adequar o táxi-lotação às PcD”. Existe a expressão táxi-lotação com hífen ou táxi lotação sem hífen? O Volp não traz essa expressão. Mas traz táxi-aéreo. Táxi-aéreo no singular e táxis-aéreos no plural. Ora, por dedução lógica e coerência gráfica, as expressões táxi-lotação e táxis-lotações devem ser escritas com hífen. A propósito, que significa PcD? Significa pessoas com deficiência.
A expressão “pessoas com deficiência”, uma vez abreviada, deve ser escrita com iniciais maiúsculas ou com iniciais minúsculas? Deve ser escrita, sempre e em todas as partes, com iniciais maiúsculas: PcD. Essa explicação linguístico-gramatical vale para todas as demais expressões. Alguns exemplos: reforma ortográfica (RO), persuadir, vencer e convencer (PVC), cargos comissionados (CC).

Neste artigo

Participe da conversa