Quarta-feira – 05/01/2011

Resoluções de início de ano Em todo começo de ano, o pessoal vem com aquela história de “resoluções”. E falam sobre como isso é legal, e importante, e...

730 0

Resoluções de início de ano

Em todo começo de ano, o pessoal vem com aquela história de “resoluções”. E falam sobre como isso é legal, e importante, e sobre como todo mundo devia fazer sua própria listinha. Quem não gosta nem tem muita paciência pra isso, acaba sendo tachado de tudo quanto é coisa ruim.
Por outro lado também é preciso pensar que a vida continua. Temos a ilusão de que algo está começando, mas é como na frase de Fernando Pessoa, “Ano Novo – Ficção de que começa alguma coisa! Nada começa: tudo continua.” Tecnicamente nada muda do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, apenas a Terra conclui mais um ciclo em torno do Sol.
Essa “ilusão temporal” criada pelo ser humano serve para a colocação de metas, tomada de decisões e resoluções que afetam ou irão afetar diretamente a vida das pessoas. Mas fica o questionamento – se preciso mudar algo no meu jeito de ser, de agir, de pensar, por que não começamos a pensar isso no dia de hoje, ou quando constatamos o problema? Por que esperar por um novo ano para fazer o que pode ser feito em todos os outros 364 dias?
Nosso mal é que esperamos demais de um ano “novo”, e quando as coisas que almejamos não acontecem ficamos muito decepcionados. E não precisaria ser assim, se apenas entendêssemos que nada muda, apenas os dias continuam a passar: continuamos estudando e/ou trabalhando, continuamos tendo contas a pagar no fim do mês, continuamos tendo que comer, vestir, cuidar da saúde, ir à igreja, etc. Nada muda. Tudo apenas continua…
Não há necessidade de colocar um peso enorme nas costas dizendo: “ano novo começo o regime”, ou “ano novo compro um carro”. Não faça isso. Não fique planejando. Apenas aja. Não espere o “ano novo”, comece agora. Não coloque toda sua esperança num ano. Faça agora. E as coisas vão acontecendo. Se no final do ano não acontecer tudo que você esperava, você não vai precisar se preocupar, porque a vida continua e os dias vão passando e você vai continuar tentando…
O fato é, ainda que esse ditado seja mais que batido, ele continua valendo: não deixe pra depois o que pode fazer hoje. E o que não puder fazer hoje, vá planejando e sonhando, para fazer quando a oportunidade vier, e não apenas quando um ano novo começar.

Neste artigo

Participe da conversa