O Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI) – coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) – lançou na última quinta-feira (14) o núcleo da Região das Missões. Em parceria com o campus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Santo Ângelo, o núcleo oferecerá técnicos especializados para proporcionar às empresas capacitação e melhorias na eficiência produtiva e fomentar a busca permanente por inovação e sustentabilidade.
Estiveram presentes no Fórum Participativo de lançamento do núcleo o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sergio Kapron, o diretor-adjunto Natanael Mücke, o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Missões e diretor da URI Santo Ângelo, Maurílio Miguel Tiecker, e o coordenador do núcleo, Eduardo Kitagawa. Também participaram o prefeito de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres, a prefeita de Guarani das Missões, Janete Teresinha Dauek, e representantes das prefeituras de Porto Xavier e Cerro Largo, da Emater e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), além do deputado federal Elvino Bohn Gass.
No lançamento, Kapron destacou a diversidade de setores a serem atendidos nos 25 municípios da Região das Missões. “Além dos segmentos metal-mecânico e agroindústria, já tradicionais, o núcleo tem o desafio de oferecer os serviços a empresas de outros setores, como moveleiro e de produção de óleos”, exemplificou.
Objetivos do NEPI
Com sede em Santo Ângelo, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) Missões tem como meta atender a 100 empresas da região neste ano. Os extensionistas – como são chamados os profissionais que realizam o atendimento – identificam as principais necessidades das firmas e propõem melhorias. Num segundo momento, auxiliam na idealização e implantação de iniciativas inovadoras. O NEPI é resultado de um convênio firmado entre a AGDI e a URI Santo Ângelo, pelo qual o Estado repassa R$ 410,6 mil para a universidade contratar os extensionistas e oferecer o serviço na região.
O Projeto Extensão Produtiva e Inovação – Enquadrado como estratégico pelo Governo do Estado, o Projeto proporciona relação continuada de empresas com instituições locais de capacitação, tecnologia, pesquisa, crédito e ensino. É integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais e conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD). Até 2016, serão aplicados mais de R$ 40 milhões para criação e manutenção de 20 NEPIs em todo o Estado.
Atualmente, existem 10 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, e outros sete em fase de lançamento, cujos convênios foram firmados em novembro de 2012. Dentre as responsabilidades da AGDI, estão a coordenação do Projeto, o monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.