Sábado – 18/12/2010

O português nosso de cada diaAbordamos aqui, no sábado passado, o assunto da grafia dos axiônimos, ou seja, dos modos corteses de as pessoas tratarem-se nas ocasiões formais....

676 0

O português nosso de cada dia
Abordamos aqui, no sábado passado, o assunto da grafia dos axiônimos, ou seja, dos modos corteses de as pessoas tratarem-se nas ocasiões formais. Um dos axiônimos vistos foi o pronome de tratamento Vossa Excelência. Hoje esses nomes de tratamento cerimonioso, quando escritos, devem iniciar com letra maiúscula. Na nova ortografia, que está para entrar em vigor em dois mil treze, tais nomes e pronomes poderão continuar com inicial maiúscula e também com inicial minúscula: vossa excelência. A ortografia dos axiônimos terá essas duas opções. E como ficará a ortografia dos hagiônimos? Ficará como a dos axiônimos: inicial maiúscula ou inicial minúscula. Que é hagiônimo? Hagiônimo é nome sagrado e também nome próprio que se refere a crenças de quaisquer religiões. Exemplos: Deus, Jeová, Alá, Maomé, Oxalá. Outros exemplos: Santo, Santa. E outros exemplos: Natividade, Ressurreição. Os hagiônimos, na nova ortografia, poderão ser escritos, como antes já se disse, com inicial maiúscula ou com inicial minúscula. Exemplos: Santo Ângelo ou santo Ângelo, Santa Inês ou santa Inês. E Deus? Poderá ser escrito com maiúscula ou com minúscula: Deus e deus. Vou preferir maiúscula: Deus. Preciso explicar as razões? Não. Todos as entendem. De modo especial os que acreditam em Deus. Será possível suportar, porém, e sem peso na alma, a grafia inicial minúscula santo e santa em nomes de santos e de santas: são Lourenço, são Luiz Gonzaga, santa Rosa, santa Maria.
E o nome santo de Santo Ângelo, nome do município e da cidade com esse nome, poderá ser escrito com inicial minúscula? Não, nunca, jamais. Sempre com maiúscula. Por quê? Porque os topônimos continuarão escritos como agora – com iniciais maiúsculas. Topônimo é o nome próprio do lugar: Santo Ângelo, Europa… Ao amigo Raul Moreau, obrigado pelo livro “Encontro Marcado”.

Neste artigo

Participe da conversa