Sinais para saber se a comida está estragada

353 0

Se os químicos ainda estão desenvolvendo testes para detectar as bactérias que causam doenças, em casa, a única coisa segura é se apegar ao ditado: “na dúvida, melhor jogar fora”.

Se um alimento está estragado, a última coisa que você deve fazer é provar. Uma única mordida pode levar você para o hospital.

Os peixes

Benjamin Franklin tinha um ditado famoso: “O peixe e as visitas fedem depois de três dias.” Quando o peixe está estragado, geralmente tem cheiro muito forte. Para peixes que já possuem cheiro forte por si só, procure alguma descoloração ou cor opaca. Se estiver amarronzado, amarelado ou meio cinza, mesmo que seja só nas bordas, é hora de jogá-lo fora.

Ovos

Existe uma razão pela qual as pessoas dizem “cheiro de ovo podre” para se referir a coisas fedidas. Isso pode passar escondido por trás das cascas intocadas. Se você usa ovo podre em uma receita, pode ter uma célula de salmonela. Para saber se um ovo, você precisa de uma tigela com água e um pouco de tempo. Coloque os ovos sem quebrar na tigela e observe. Os estragados vão boiar, e os bons, ficarão no fundo da tigela.

Bifes

Um pedaço de carne é tentador, mas se for guardado de forma inadequada, pode se encher de micro-organismos perigosos e transmitir doenças. Dê uma olhada nas cores. O cinza é sinal de que alguma coisa está errada. Além disso, se o cheiro da carne for horrível, jogue fora. Se você ainda não tem certeza, passe o dedo sobre ela. Qualquer textura viscosa é motivo suficiente para jogar a carne fora.

Porco

Dizem que os produtos feitos de porco estão mais magros do que nunca e é o tipo de carne mais vendida no mundo.

Para saber se a carne de porco está fresca ou não, faça os mesmos testes de cheiro, visão e tato que fez com a carne de bife. Ela deve ter um leve cheiro de sangue, não a fungo, e deve estar rosa, não vermelho escuro ou sem cor.

Frios

Sejam pré-empacotadas ou cortados na hora, todos os frios podem estragar. Se estão fechadas, devem se manter fresco durante duas semanas. Quando abertos, tem vida útil muito mais curta por estar exposto ao ar. Use seus sentidos, sinta o cheiro para saber se há algo estranho que pode não agradar seu estômago.

Frango

Um frango estragado é uma bomba relógio na sua cozinha. Você não deve conservar um frango cru na geladeira por mais de 48h, nem deve comer um frango congelado há mais de seis meses. O frango podre tem cheiro azedo que se parece com amoníaco. Estar descolorado ou com uma textura viscosa também são sinais de que ele deve ir imediatamente para o lixo.

Batata

Esta verdura versátil dura mais tempo se guardada em lugar fresco e escuro, mas você deve ficar de olho. Quando uma batata apodrece, ela contamina as demais. Aperte a batata.

Ela deve estar firme para ser comida. Se estiver mole, jogue fora. Se tiver cheiro a umidade, é um sinal de que não deve ser usada.

Alface

A alface tem cerca de uma semana de vida na geladeira. Procure por marcas escuras ou marrons. A alface fresca tem cor verde ou roxo avermelhado, dependendo do tipo. Também olhe se a sacola na qual ela está não ficou úmida.

Manteiga de amendoim

O alto teor de gordura da manteiga de amendoim garante que ela não fique com fungos, mas igual aos demais óleos podem apodrecer com o tempo. Olhe a data de vencimento e sinta o cheiro antes de consumir.

Iogurte

O iogurte é um produto lácteo produzido pela fermentação bacteriana do leite, por isso é um alimento que perece facilmente. O sinal revelador de deterioração é o cheiro estranho.


Fonte: Agência EFE.

Neste artigo

Participe da conversa