Trem das Missões iniciou passeios na sexta-feira

Viagens são realizadas de Santo Ângelo para Catuípe e Ijuí a bordo da locomotiva Mallet 204, a Maria Fumaça

1081 0

Iniciou na sexta-feira, dia 20, os passeios do “Trem das Missões: Um reponte pelas etnias” para celebrar este marco no roteiro turístico da região, foi realizada a inauguração das obras de modernização da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro.
Além do ato solene foram realizadas apresentações artísticas para recepcionar os passageiros com os “Os Caraguatás Missioneiros” junto com intervenções cênicas a cargo da Peppe Company. No sábado, dia 21, foi a vez da apresentação da Banda Maju e  no domingo, dia 22, de Renato Fontana. No dia 28, Thaís Matzembacher, e no dia 29, para o encerramento, Victor Fontana.
A obra de modernização foi orçada em R$ 100 mil com recursos destinados pelo Ministério Público Federal (MPF) para a Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA), com apoio do Governo Municipal que investiu em obras de restauração do prédio, pintura, colocação de piso, novas aberturas, telhado, rede elétrica e hidráulica, construção de sanitários, limpeza da área e instalação de novo sistema de iluminação pública no entorno da estação.

TREM DAS MISSÕES
O evento é uma iniciativa conjunta do Ministério Público Federal em Santo Ângelo, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo – ASSESTRASA e Poder Público de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.
Tendo como objetivo envolver a comunidade local e regional no resgate da memória ferroviária, permitindo o contato com o transporte ferroviário, componente fundamental na formação de diversos municípios da região, e com as estações, patrimônio de grande valor histórico e cultural que ainda povoa o imaginário regional.

ROTEIRO TREM DAS MISSÕES
Os passeios serão realizados nos dias 20, 21, 28 e 29 deste mês, o roteiro turístico “Trem das Missões – um reponte pelas etnias”, oferecem passeios de Maria Fumaça entre os municípios de Santo Ângelo, Catuípe e Ijuí.
O percurso será feito pela locomotiva Mallet 204, a Maria Fumaça, com saída da Estação Ferroviária do Bairro São Pedro, nos seguintes horários:
8 horas – Saída da Estação do Bairro São Pedro com destino a Catuípe – 32 quilômetros com tempo previsto de 2h30min. Previsão de chegada 10h30min, com retorno de ônibus para Santo Ângelo.
11 horas – De Catuípe a Ijuí – 23 quilômetros com tempo previsto de duas horas – 13 horas, transporte de retorno para Catuípe
14 horas – Ijuí a Catuípe
16h30min – Saída de Catuípe com destino a Santo Ângelo, com chegada às 19 horas, na Estação ferroviária do Bairro São Pedro, onde haverá uma série de atrações culturais.

BILHETES
As passagens estão à venda na loja Perfil Moda Feminina (Rua 25 de Julho, 264), na Idealize Design (Rua Marquês do Herval, 1045) e pelo site www.ihtur.com.br ao preço de R$ 70 para adultos e crianças maiores de cinco anos. Crianças menores de cinco anos não pagam passagem, desde que não ocupem assento.

Locomotiva Maria Fumaça Mallet 204 - 2 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa