Empreendedores do turismo podem estar fora do mapa de informações federais

Realizada na última, sexta-feira, dia 23, uma reunião para incentivar o cadastro no “Cadastur”

205 0

IMG_8380 (Copy)

 

Baixo índice de certificação no Cadastur motivou a Fundação dos Municípios das Missões FUNMISSÕES em parceria com a Secretaria do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude do Município realizarem uma reunião de incentivo ao cadastro na última, sexta-feira, dia 23 no auditório do Centro Municipal de Cultura.

A adesão de empresas e empreendedores do ramo turístico no Cadastur, que é banco de dados formador e regulamentador das atividades de turismo na esfera nacional, é baixa. Consequentemente, deixa Santo Ângelo e muitos municípios missioneiros fora do mapa de informações federais.
Diante deste contexto, o Secretário Executivo da FUMISSÕES, Marcos Mattos fez uma explanação sobre a necessidade dos empreendedores realizarem o cadastro e divulgou informações básicas para os presentes no encontro.
O cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos.
No entanto, o cadastro também pode ser feito outros tipos de profissionais ligados ao turismo e proporciona o acesso a projetos e programas federais. Permite ainda que as informações básicas das empresas sejam disponibilizadas na Internet. O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal.

Conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório e contempla os prestadores de serviços turísticos constituídos na forma de empresário individual, as sociedades empresárias, sociedades simples e os serviços sociais autônomos que prestem serviços turísticos remunerados e que exerçam atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo.Mais informações no site: http://www.cadastur.turismo.gov.br/

IMG_8365 (Copy)


Quem deve e quem pode se cadastrar

Quem deve se cadastrar?
O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades:
Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e resort)
Agências de Turismo
Transportadoras Turísticas
Organizadoras de Eventos
Parques Temáticos
Acampamentos Turísticos
Guias de Turismo

Quem pode se cadastrar?
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar:
Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares
Centros ou locais destinados a convenções, feiras, exposições e similares;
Parques temáticos aquáticos;
Empreendimentos de equipamentos de entretenimento e lazer;
Marinas e empreendimentos de apoio ao turismo náutico;
Empreendimentos de apoio à pesca desportiva;
Casas de espetáculos, shows e equipamentos de animação turística;
Prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos;
Locadoras de veículos para turistas;
Prestadores especializados em segmentos turísticos.

 

 

Neste artigo

Participe da conversa