Quantos hidrantes têm no município?

O Comandante do 1ª Pelotão do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, Tenente Edison Spencer Machado, explica quantos hidrantes estão instalados na cidade e como é feita a...

240 0

IMG_20190122_133036562_HDR (Copy)Os hidrantes até podem passar despercebidos por boa parte da população. Entretanto, os equipamentos possuem um papel fundamental para dar suporte ao Corpo de Bombeiros no combate de incêndios em Santo Ângelo. Atualmente, 110 hidrantes estão instalados na cidade e a maioria deles são conhecidos como “hidrantes de caixa”, pois ficam em calçadas do município.
Contudo, mesmo que em menor número, os hidrantes vermelhos, chamados de “hidrantes de coluna”, ainda podem ser encontrados, sendo que um dos mais conhecidos fica na esquina das ruas Antunes Ribas e Bento Gonçalves, bem em frente ao Centro Histórico. Segundo o Comandante do 1ª Pelotão do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo, Tenente Edison Spencer Machado, os proprietários de obras devem manter o cuidado, principalmente em relação aos hidrantes que estão instalados em calçadas.
“É importante que eles fiquem atentos para não obstruir a saída dos equipamentos, o que pode dificultar o trabalho do Corpo de Bombeiros durante ou após uma ocorrência”.

“Corrida de hidrantes”
Edison também destaca que o Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo frequentemente realiza a verificação dos hidrantes e inclusive tem um setor específico para atender essa demanda.
Sob o comando do Tenente Francisco de Assis Schaff, o setor responsável pelos hidrantes faz todo o acompanhamento e a verificação desses equipamentos.
Semanalmente também é realizada a chamada “Corrida dos Hidrantes”, que é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e tem como objetivo realizar vistorias e checar se algum deles apresenta problemas. Esse trabalho é feito em conjunto com a Corsan, pois a empresa é a responsável pela manutenção e instalação destes equipamentos em Santo Ângelo e na região.

Como os caminhões
são reabastecidos?
O tenente Edison Spencer explica que no momento em que o Corpo de Bombeiros é acionado para uma ocorrência, como por exemplo, o incêndio que atingiu o Hotel Brasil, a equipe imediatamente verifica em uma relação, quais os hidrantes que estão mais próximos do local, bem como, a vazão deles.
Assim que o Corpo de Bombeiros termina de combater as chamas, ou até mesmo durante as ocorrências, a equipe realiza o reabastecimento dos caminhões nos hidrantes próximos. A operação é feita apenas pelo Corpo de Bombeiros que utiliza chaves especiais e leva no máximo nove minutos.

Corrida de Hidrantes - Cópia (Copy)

Av. Venâncio Ayres x Av. Brasil-usar - Cópia (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa