Exército guarnece o “Portal das Missões”

Soldados do Exército ocupam o trevo de acesso a Entre-Ijuís para garantir o direito constitucional de “ir e vir”. A segunda fase da operação “Roda Viva” iniciou ontem,...

172 0

Operação Roda Viva - Exército Brasileiro pelotão de comunicação em Santo Ângelo - Marcos Demeneghi (2)O Exército ocupa pontos estratégicos das rodovias estaduais e federais para garantir o livre acesso de cargas e suprimentos para as cidades. Entre 6h e 18h, aproximadamente 34 soldados do 1º BCom marcam presença no trevo de acesso à Entre-Ijuís e guarnecem o fluxo de caminhões que já é intenso na BR 285 e ERS 344. O procedimento iniciou ontem, dia 01º e segue por tempo indeterminado.
O “Check Point” faz parte da segunda fase da Operação “Roda Viva” na qual os soldados não fazem abordagem aos veículos, simplesmente fazem o patrulhamento e ocupam lugares estratégicos de circulação de cargas, garantindo deste modo que os suprimentos possam ser transportados de modo seguro. Não houve conflito entre manifestantes e equipes de segurança neste território do Estado.
O pelotão tem a missão de patrulhar trechos da ERS 218, 392, 344 e BR 285 no território que compreende as cidades de Santo Ângelo, Ijuí, Guaraní das Missões, Catuípe e Entre-Ijuís.
Segundo o Tenente Pereira, da assessoria de impressa da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Santiago, o trabalho é realizado em parceria com a Polícia Rodoviária e Brigada Militar, sendo que, num primeiro momento foram realizadas escoltas de cargas com combustíveis e suprimentos. Na segunda fase de atuação, somente é realizada a ocupação de pontos estratégicos.
O Coronel Dias Lopes declarou também que não há intenção de coibir a livre manifestação dos caminhoneiros e a população. No entanto, a presença do exército pretende assegurar a livre circulação de veículos e evitar que o direito constitucional de “ir e vir” seja cerceado.

Neste artigo

Participe da conversa