Acidente elétrico reforça a necessidade de atenção ao podar árvores

Um homem de 58 anos morreu nesta semana, vítima de um choque elétrico, enquanto cortava uma árvore em Santo Ângelo. Nos últimos três anos pelo menos três pessoas...

321 0

A morte de um homem em virtude de um choque elétrico nesta semana acende um sinal de alerta para os perigos com podas e obras próximas da rede elétrica em Santo Ângelo.
Ademar Silva Martins de 58 anos, morador do Bairro Piratini, foi vítima de uma choque elétrico enquanto realizava a poda de uma árvore na manhã da quinta-feira, dia 26, na Av. Sagrada Família.
Ademar teria encostado a serra manual que utilizava em um dos fios, momento em que recebeu o choque elétrico e não resistiu aos ferimentos. Somente nos últimos três anos, choques elétricos vitimaram pelo menos três pessoas que estavam trabalhando em Santo Ângelo.

Outros casos
No ano passado, um trabalhador também morreu vitima de descarga elétrica quando cortava galhos de árvores. O caso ocorreu na Rua Missões esquina com a Rua Major José Tarquino de Oliveira, Bairro Rosenthal. Valmir de Jesus de 39 anos também sofreu a descarga elétrica, ao encostar em fios de alta tensão. Valmir ainda caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros, falecendo no local.
Já em 2016 um jovem de 26 anos de idade morreu enquanto pintava um prédio na Avenida Ipiranga. O pintor encostou um dos pinceis que usava em um fio de energia elétrica. Com o choque, ele caiu do segundo andar do prédio. Mesmo socorrido, ele não resistiu aos ferimentos.

Dicas de Segurança

Para evitar acidentes, não tente executar este serviço;
-A poda de árvores é uma atividade que envolve vários riscos à integridade das pessoas que realizam este serviço.
-Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação técnica de equipe pelos nossos canais de atendimento.
-Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, entre em contato com um dos nossos canais de atendimento.
-Ao manusear vergalhões e barras de aço, arames, réguas de alumínio, canos e outros materiais metálicos, tome cuidado para que nada toque nos fios da rede elétrica.
-Ao construir lajes, preste atenção à rede elétrica em volta da sua obra.
-Construções de 2º e 3º pavimentos têm mais perigo, porque ficam mais próximas da rede de alta tensão.
-Ao construir ou reformar telhados, mantenha sempre uma distância segura da rede elétrica.
Mantenha uma distância segura da rede de eletricidade quando for pintar fachadas, trabalhar em andaimes e instalar painéis e luminosos.
-Andaimes devem ser instalados a uma distância segura da rede de eletricidade.
-A instalação de antenas deve ser feita longe da rede elétrica.
-Calcule uma distância segura para que, em caso de queda, a antena não toque os fios elétricos. Uma simples aproximação pode ser fatal.
-Se a antena cair na rede elétrica, não tente segurar ou recuperar.
-Somente com tempo bom, instale, desligue ou remova antenas.

Fonte: CPFL

Neste artigo

Participe da conversa