União e planejamento permite o efetivo funcionamento da UNACON

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia entrou em funcionamento na última segunda-feira, dia 11, no Hospital Santo Ângelo, com a presença de lideranças políticas de todos os...

192 0

Unacon - 03 (Copy)“Sei que ninguém faz nada sozinho. A união é que faz o serviço”. Palavras ditas pelo provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida, no ato que simbolizou o início das atividades da UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.
Na última segunda-feira, dia 11, o provedor confessou que não estava nos planos do Hospital realizar este ato público, no entanto, resolveu que deveria agradecer a cada um que contribuiu para que, a partir desta semana, a população da cidade e da região pudesse ter o tratamento para o câncer no Hospital Santo Ângelo.
Odorico falou de união em prol do objetivo e reconheceu o esforço da classe política, das equipes que passaram e atuaram na provedoria do HSA, profissionais da saúde desde os funcionários até médicos especialistas.

O Novo Serviço
Este novo serviço prestado pelo Hospital estará disponível das 8h às 18h (e também plantão), foi projetado para atender 24 municípios, realizar mensalmente 500 consultas, 420 aplicações de quimioterapia e 54 cirurgias oncológicas. A equipe é composta por 10 médicos especialistas, 1 oncologista, 2 enfermeiros, 3 técnicos em enfermagem, 1 psicólogo, 1 assistente social, 1 nutricionista, 1 fonoaudiólogo e 2 farmacêuticos.
Entre os serviços prestados estão: Tomografia, ultrassonografia, mamografia, raio-x, endoscopia, colonoscopia, exames laboratoriais e patológicos. Também serviço de urgência e emergência para pacientes que realizam tratamento na Unacon.

Odorico Agradece
Odorico Bessa aproveitou a solenidade para reafirmar a importância que cada pessoa teve na conquista deste projeto.
“Todos que estão aqui são importantes para nós, agradeço a cada um, o diretor técnico do hospital Dr. Biachi, a diretora clínica Mabel Konzen, a enfermeira chefe Maristane Almeida, equipe de enfermagem e todos os funcionários. Todos são importantes, agradeço ao Ataides Reis Brum, Bruno Hesse, Édson Barbosa Vargas que fez o primeiro apelo para a instalação da UNACON”. Odorico afirmou que os provedores que passaram pelo hospital trabalharam em prol dos mesmos objetivos, promovendo as melhorias necessárias para qualificar o hospital em busca deste e de outros objetivos.
O atual provedor discursou reconhecendo o valor dos políticos locais no alocamento de recursos e relembrou períodos de crise financeira em que recebeu apoio da Administração Municipal. No discurso valorizou a influência exercida por lideranças no momento de agendar audiências em Brasília, reafirmando que precisamos de todos, independente de partido ou do tipo de função que desempenha.
Odorico fez agradecimentos diretos a Eduardo Loureiro, Nara Damião, Osmar Terra, Darcísio Perondi, Valdir Andres, Osvaldir Ribeiro, José Lima ,entre outros políticos presentes.

Foto:Fernando Gomes
Foto:Fernando Gomes
Neste artigo

Participe da conversa