Um dia e um objetivo: Erradicar a pólio

Amanhã, dia 24, é o Dia Mundial de Combate à Pólio: “End polio now 2019” considerada uma das mais antigas ações do Rotary Clube.

185 0

O Rotary mundial está organizando um evento para o dia 24 de outubro de 2019, que será transmitido pelo Facebook em diferentes fusos horários e idiomas, o objetivo é continuar o processo de conscientização pública sobre a importância da erradicação da doença Poliomielite. Para conhecer mais sobre esta ação basta acessar a página www.facebook.com/EndPolioNow, lá é possível expressar o interesse em acompanhar o evento.
Este ano de 2019, o período da Campanha está sendo de 05 a 27 de Outubro, sendo que o dia 24 de Outubro é considerado o DIA MUNDIAL DA VACINAÇÃO.
Se todos os trabalhos em prol da erradicação cessassem hoje, dentro de dez anos a doença poderia voltar a paralisar cerca de 200.000 crianças anualmente.
Envolvimento do Rotary
O Rotary é uma comunidade internacional que reúne líderes para superar desafios, local e globalmente. A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas da entidade. Com a união de esforços já foi possível imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais.
Além disso, a página do evento na internet: www.endpolio.org disponibiliza sugestões de como colaborar, doando tempo, se manifestando com argumentos, baixando materiais para uso em campanhas ou doando recursos.
Falta pouco para a erradicação da pólio, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Precisamos continuar as campanhas de vacinação e atividades de vigilância. Sua ajuda pode fazer uma grande diferença.

SAIBA MAIS 

PÓLIO
A poliomielite, ou simplesmente pólio, é uma doença que causa paralisia e pode ser fatal. Ela ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas, podendo atacar pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com vacina. Porém, contrário a muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.
PÓLIO HOJE
Junto com nossos parceiros, reduzimos os casos de pólio em 99,9%, de 350.000 casos em 125 países em 1988 para somente 33 casos causados pelo vírus selvagem em 2018. Somente dois países continuam registrando casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. A infraestrutura que construímos para acabar com a poliomielite está sendo usada para prevenir e tratar outras doenças, provocando um impacto significativo na saúde pública.
DESAFIOS
O Rotary e seus parceiros tiveram um progresso tremendo contra a pólio, contudo, para dar fim a todo e qualquer caso de paralisia infantil, é preciso perseverar mais ainda. O Afeganistão e o Paquistão apresentam desafios únicos, como instabilidade política, populações nômades, topografia acidentada e dificuldades logísticas. Com os recursos suficientes, o compromisso dos governos e o acesso às áreas remotas, estamos bastante otimistas de que conseguiremos eliminar a pólio.

Rotary - WPD2019 Social 1200x900_PT (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa