Secretaria da Saúde promove ações do Novembro Azul

Objetivo do movimento é conscientizar homens maiores de 45 anos a incorporar em sua rotina o hábito de procurar um médico e prevenir o câncer de próstata

486 0

A rede pública municipal de saúde de Santo Ângelo está com uma série de ações voltadas à conscientização dos homens para a prevenção ao câncer de próstata, inseridas na programação do Movimento Novembro Azul. Entre as ações desenvolvidas, estão rodas de conversa sobre a doença, farta distribuição de material informativo, palestras relacionadas à saúde do homem, depoimentos de pacientes sobre o câncer de próstata, testes rápidos – HIV, sífilis e hepatites – e serviços de verificação de pressão arterial e glicose.

As iniciativas são direcionadas a promover uma mudança de comportamento nos homens, conscientizando para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos. Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros.

Para mudar esta concepção, a Secretaria de Saúde de Santo Ângelo realiza uma programação da Campanha do Novembro Azul com a participação dos médicos, psicólogos e enfermeiros da Secretaria Municipal da saúde, acadêmicos da URI, voluntários da Associação Riograndense de Apoio ao Diabético (ARAD) Núcleo Santo Ângelo.

PROGRAMAÇÃO

As atividades estão presentes realizada nas unidades do Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Subuski, Dido, Haller, São Carlos, Rogowski, Nova, Sepé, no Centro Social Urbano do Bairro Pippi e na Buriti; além das unidade básicas da 22 de Março e do bairro Centro Sul.

De 25 a 29, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde estará abordando sobe Saúde do Homem, no Presídio Regional de Santo Ângelo, em turmas pela manhã e tarde.

Dia 21 – ESF Bairro Dido, a partir das 8h30min.

 

Dia 25 – UBS da Rua 22 de Março, 7h30min

Dia 26 – UBS Centro Sul, 14 horas

Dia 27 – UBS Bairro Haller, 14 horas

Dia 28 – Centro Social Urbano, das 8 às 17 horas

Dia 30 – ESF Bairro Nova, 8 horas

CAPS AD

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) também está inserido na Campanha Novembro Azul e vai realizar até mesmo um torneio de futebol sete entre seus usuários e as comunidades terapêuticas de Santo Ângelo, no dia 28.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 21, às 9 horas, palestra com o tema “Planejamento Familiar e Prevenção à Violência e Acidentes”

Dia 27, às 14 horas, ações de promoção da saúde

Viver - Novembro azul (1)

Neste artigo

Participe da conversa