Saúde desenvolve ações do Movimento Outubro Rosa

Uma série de atividades preventivas ao câncer de mama será realizada na rede pública municipal de saúde durante todo o mês

513 0

A Secretaria Municipal de Saúde está engajada no movimento internacional conhecido como Outubro Rosa que tem como objetivo a conscientização para o controle do câncer de mama e desenvolve neste mês uma série de ações voltadas a garantir acesso do público feminino à conscientização, prevenção, aos serviços de diagnóstico e de tratamento, meios para contribuir com a redução da mortalidade.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Carlos Cavalheiro, as ações preventivas irão cobrir a população da cidade e do interior e todas as unidades de saúde de Santo Ângelo terão atividades durante o Outubro Rosa. A programação se efetiva do dia 8 até 31 de outubro.
A programação iniciou na terça-feira, dia 8, no Centro Social Urbano do Bairro Pippi, com a coleta de preventivo e solicitação de mamografias.
As ações de coleta de preventivo, solicitações de mamografias e testes rápidos para sífilis e HIV na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Subuski serão realizadas às terças-feiras à tarde e às quintas-feiras pela manhã. Já no dia 23, às 14 horas, a fisioterapeuta Aline Basso vai abordar a autoestima, com distribuição de brindes, cortes de cabelo e maquiagem.

UNIÃO
Nos dias 17, 24 e 31, serão realizadas palestras para gestantes com os temas: “Quando fazer o preventivo pós parto? Quando iniciar?” e “Contracepção”. Nos dias 18 e 25, sessão de cinema com pipocas. Nos dias 17 e 24, serão atendidos pedidos e autorizações de mamografias, além de mini-palestras e bate-papo sobre Educação em Saúde, com pacientes que estão na sala de espera.

ROGOWSKI
Na ESF do Bairro Rogowski, serão realizadas atividades do Outubro Rosa, nos dias 16, 23 e 30 deste mês. No dia 16, serão disponibilizadas coletas de preventivo e mamografia, no turno da manhã. Já nos dias 23 e 30, nos turnos da manhã e tarde, além da coleta de preventivo e solicitações de mamografia, as mulheres receberão orientações sobre a importância do preventivo e autoexame da mama.

SÃO CARLOS
No dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, as ações foram desenvolvidas na ESF do Bairro São Carlos. Na programação, roda de conversa sobre câncer de mama com acadêmicas da URI Campus Santo Ângelo e com a enfermeira Kelly Santos; palestra sobre autoestima, enfrentamento do câncer de mama e dinâmicas de integração com a psicóloga Aline Dobler; verificação de pressão arterial; aferição do índice de glicose no sangue; testes rápidos; exames preventivos; encaminhamento de mamografias; sorteio de auriculoterapia; massagem e maquiagem. Café de confraternização, sorteio de brindes e apresentação musical de Tiago de Conti também estão na programação.

RESSACA DA BURITI
Na Ressaca da Buriti, no dia 15, haverá palestra sobre meios de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, exames preventivos e autorização para mamografias. O evento será às 9 horas, no salão paroquial da comunidade.

BURITI
Na Estratégia de Saúde da Família do Distrito Buriti, segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréa Bernardi, exames preventivos ao câncer de mama e autorizações para mamografias serão disponibilizados diariamente.

12-Câncer de mama- Imagem meramente ilustrativa - foto divulgação (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa