Falando de joelho com Jaime Barbosa

Ortopedista e traumatologista que é referência na região das Missões fala quais são os principais problemas e soluções para tratamentos do joelho

395 0

Jaime Barbosa (Copy)Dr. Jaime Barbosa é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do joelho. Portanto, quando a patologia é no joelho, seja por desgaste (artrose) ou lesões adquiridas na prática do esporte, ele é a referência na região das Missões.
Por conta disso, pacientes de várias cidades vêm em busca de tratamento e encontram neste profissional a solução para fraturas, lesões e desgastes. Em sua rotina, atende todas as áreas da ortopedia e traumatologia, com foco maior no joelho, área que realizou especialização em Lyon na França em 2003 e onde retornou para atualizações em seis oportunidades, a ultima delas, em setembro deste ano.

Problemas mais comuns no joelho em seus pacientes
Especificamente no joelho o desgaste da cartilagem (estrutura que recobre a articulação) é a patologia mais frequente no paciente idoso. Nos pacientes jovens, as lesões mais frequentes são ocasionadas por traumas ou entorses no esporte recreativo. Estas lesões podem ser nos meniscos, cartilagens ou ligamentos. A reparação destas lesões são realizadas por artroscopia com cirurgias minimamente invasivas.
Quando os problemas são ocasionados pelo desgaste, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Nos casos em que há necessidade de cirurgia, poderão ser realizadas: A correção dos desvios dos membros inferiores (pernas tortas) ou a substituição desta articulação por uma prótese.
Já a prótese é um implante que reveste a articulação danificada reduzindo o desconforto e a dor, melhorando a mobilidade, a qualidade de vida e a autoestima do paciente, devolvendo-o ao convívio social.

A participação em congressos
Para este especialista a participação em congressos é fundamental e necessária para conhecer as novas técnicas cirúrgicas, materiais e tratamentos específicos.
Só no ano de 2018 Dr. Jaime Barbosa participou do Congresso Brasileiro de cirurgia do joelho no RJ, congresso brasileiro do trauma ortopédico em Bahia, congresso gaúcho de ortopedia e traumatologia em Gramado e da Jornada Lyonesa em Lyon- França.
Jaime Barbosa acredita que os profissionais que atendem em Santo Ângelo têm a mesma capacitação técnica que profissionais de centros maiores. Também, que os pacientes das Missões estão bem servidos de centros diagnósticos por imagens, necessário para diagnosticar patologias e realizar o planejamento pré-operatório.
O Doutor Jaime Barbosa atende na Ortotrauma Clínica – Ortopedia e Traumatologia que está situada no Edifício Med Center, na Rua 15 XV de Novembro, 1168. Mais informações pelo telefone – (55) 3313-5665.

Neste artigo

Participe da conversa