Ele está entre nós

A foto que ilustra o Retrato Cotidiano foi feita na manhã da última quinta-feira, dia 11 e mostra um destes mosquitos, que pousou na mesa da redação do...

122 0

IMG_1239 (Copy)Mesmo com ações de combate à proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito ainda está presente em vários pontos da cidade.
A foto que ilustra o Retrato Cotidiano foi feita na manhã da última quinta-feira, dia 11 e mostra um destes mosquitos da dengue, após pousar na mesa da redação do jornal.
O Aedes é o principal transmissor da dengue e neste ano já foram registrados pelo menos 10 casos da doença em Santo Ângelo, o que reforça o alerta para a necessidade de combater os focos dos insetos e evitar ações que contribuam para a proliferação do aedes.

O mosquito
O Aedes aegypti possui menos de um centímetro e pode ser facilmente identificado, pois possui a cor preta, com listras brancas nas pernas.  Esse pernilongo costuma picar os humanos nas no começo da manhã ou no final da tarde, momento em que o sol está mais fraco. No entanto, mesmo em períodos quentes ele pode atacar a sombra.

Dicas para combater o Aedes

-Mantenha bem tampado tonéis, caixas e barris de água
-Lavar semanalmente es utilizados para armazenar água
-Mantenha caixas d’agua bem fechadas
-Remova folhas de calhas
-Não deixar água acumulada sobre a laje
-Coloque areia em pratinhos de vasos
-Coloque lixos em sacos plásticos, em lixeiras fechadas
-Feche bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais
-Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo
-Evite qualquer tipo de água parada

Neste artigo

Participe da conversa