Tem buraco na saída da cidade

Quem sai do município pela Perimetral Norte ou pela Rua Tiradentes encontrará próximo aos trevos defeitos na pista de rolamento. Os buracos se destacam pela medida do diâmetro...

159 0

Acesso de saída pela Rua Tiradentes 02Os principais danos nas vias de saída e entrada da cidade estão na área de domínio do DAER, ou seja, 35 metros após o centro da pista de rolamento da ERS 344. O superintendente da 14ª Superintendência Regional – Santa Rosa, Eng. Jader Barbosa Rodrigues, explicou que está ciente dos problemas e está providenciando a agenda de consertos.

Trevo da Perimetral
Em agosto de 2017 os vereadores aprovaram um requerimento endereçado ao DAER para que fosse feito o reparo no trevo de acesso a Buriti e da Perimetral Norte. No entanto, a situação só se agravou. Naquele local há fluxo de veículos coletivos e particulares que usam a via para acessar as universidades da cidade e também para saída em direção à Santa Rosa, Giruá, Cerro Largo, entre outros municípios.
Tanto quem sai da ERS 344 e entra na perimetral, quanto quem sai da cidade deve ter cuidado para não cair em um dos buracos.

Trevo da Tiradentes
A falta de drenagem potencializou a formação de buracos no final da Rua Tiradentes e um buraco está tomando conta da pista de rolagem. O engenheiro Jader Barbosa explica que junto ao trevo da Rua Tiradentes foi aberta e encascalhada uma via de acesso a um novo loteamento residencial. Na implementação desta rua a drenagem da água que desce pela Tiradentes foi obstruída e potencializou a os danos na pista.
O engenheiro afirmou que está adequando a agenda de trabalho do DAER para solucionar o problema, tendo em vista que não é possível apenas realizar uma operação para tapar os buracos, antes disso, é necessário adotar um mecanismo de drenagem da água. O que deve ser realizado nos próximos 15 dias.
Além deste fato, a regularização destas vias de acesso ao novo loteamento está em curso e existem pendências a serem esclarecidas com o empreendedor ou administração municipal. O Superintende esclarece que próximo a ponte do Rio São João foi aberta uma via com acesso direto a rodovia ERS 344, o que não é aceito pelo Departamento, tendo em vista questões de segurança.

Trevo da Fenamilho
O trevo da Fenamilho foi provisoriamente modificado em abril de 2017. Quando foram usadas barreiras móveis para realizar o desvio em forma de rótula e deixar o trevo mais seguro. A alteração foi realizada dias antes da 18ª edição do evento e o trabalho foi realizado pelo DAER – Departamento de Estradas de Rodagem.
No entanto, o provisório está se tornando permanente. Não foram realizadas as devidas sinalizações horizontais, pois as linhas no asfalto não correspondem ao traçado da pista, fato que pode causar a perda no sentido de orientação em motoristas que transitam na ERS 344, principalmente à noite. Inclusive as barreiras móveis apresentam uma série de danos, com provável incidentes ocasionados pela desatenção e falta de sinalização adequada.
Na época o Diretor do DAER, Rogério Uberti afirmou que o projeto definitivo da rótula fechada estava pronto e tinha previsão de executar a obra no segundo semestre de 2017.
O Superintendente Regional, Eng. Jader Barbosa Rodrigues, atendendo a nossa redação informou que este projeto recebia ajustes e a regional já havia encaminhado a Porto Alegre. Não informou data, mas disse que a modificação definitiva ainda será feita.

Acesso a Santo Ângelo pela Av. dos Imigrantes Acesso de saída para Giruá pela perimetral - 01 Acesso de saída para Giruá pela perimetral

Neste artigo

Participe da conversa