Soldados na Catedral

Militares das três guardas instaladas em Santo Ângelo realizaram uma solenidade em alusão ao Dia do Soldado, a formatura transcorreu em frente a Catedral Angelopolitana, na Praça Pinheiro...

146 0

Dia do Soldado (3) - Cópia

Militares das três guardas instaladas em Santo Ângelo realizaram uma solenidade em alusão ao Dia do Soldado, a formatura transcorreu em frente a Catedral Angelopolitana, na Praça Pinheiro Machado na manhã do dia 25 de agosto. Autoridades militares e civis lembraram a data realizando um ato público que contou com o discurso do Comandante da guarnição federal de Santo Ângelo Coronel Vargas, a participação da Banda Militar do 1º BCom e a presença da comunidade. Momento em que foi entregue uma condecoração para colaborador emérito do Exército para Clarice da Silveira Serafim e Roberto Picarelli da Silva, ambos representantes da Procuradoria Geral da União.
Três guarnições compõe a presença do Exército Brasileiro em Santo Ângelo: 1º BCom – Batalhão de Comunicações, a 10ª CSM – Circunscrição do Serviço Militar e o DSSA – Depósito de Subsistência de Santo ngelo. São cerca de 680 militares que dão suporte as guarnições instaladas no município.

10ª CSM
A 10º CSM tem a missão de controlar e fiscalizar o alistamento militar em uma área jurisdição que corresponde a 263 municípios. A extensão de área é equivale fisicamente a mais da metade do estado do Rio Grande do Sul. A 10ª CSM ainda faz a gerência em âmbito local de todos os direitos dos inativos e pensionistas do exército.

1º BCom
O 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com) localizado na cidade de Santo Ângelo, é subordinado à 3ª Divisão de Exército (3ª DE ou Divisão Encouraçada). A atividade-fim do 1º B Com é contribuir para que a 3ª DE obtenha a superioridade de informações diante dos oponentes.
A principal capacidade do batalhão é instalar, explorar, manter e defender, um Sistema Tático de Comunicações (SISTAC/3ª DE) que proporcione comunicações ágeis e flexíveis às unidades blindadas e mecanizadas desdobradas em uma área de 120 Km X 120 Km. Para cumprir sua missão, dispõe de recursos humanos altamente qualificados e materiais de comunicações sofisticados, o que coloca o 1º B Com entre os batalhões de comunicações mais modernos do mundo.

DSSA
O Depósito de Subsistência de Santo Ângelo estoca e distribui gêneros alimentícios a guarnições das regiões Noroeste e Fronteira, desde Cruz Alta e Ijuí até São Borja e Uruguaiana.

Neste artigo

Participe da conversa