A mais brilhante das “Superluas”

A maior delas foi entre terça e quarta-feira, desta semana, e nossas câmeras registraram o espetáculo ao amanhecer do dia 20.

80 0

Lua e torre de antena da URI (2) copiar (Copy)O fenômeno da “Superlua” ocorre três vezes este ano. A maior delas foi entre terça e quarta-feira, desta semana, e nossas câmeras registraram o espetáculo ao amanhecer do dia 20. No Retrato Cotidiano deste sábado, junto com a “Superlua” enquadramos a torre de 70m instalada no Campus da URI, Santo Ângelo. Esta torre faz parte de um projeto de pesquisa, captando descargas atmosféricas e servindo como um grande para-raios.
Em 2019, serão registradas três “Super Luas”, sendo que uma já aconteceu em janeiro e a outra deve dar as caras em 19 de março. No entanto, o evento desta semana foi o mais brilhante de todos. O fenômeno astronômico acontece sempre que o satélite está em seu perigeu, nome dado ao ponto em que cumpre a sua órbita mais próxima da Terra e rendeu belas imagens por todo o globo.

Chuva chega e ameniza as temperaturas
A sensação de abafamento que marcou a semana, segue neste sábado. Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem chegar aos 36°C hoje, em Santo Ângelo. No domingo, uma frente fria chega ao estado, trazendo pancadas de chuva. No entanto, o maior volume de chuva está previsto para a segunda e terça-feira, podendo ultrapassar os 30mm. Com a chegada da frente fria, as temperaturas ficam mais baixas, com mínimas entre os 14° e máximas de 27°C, para o início e metade da próxima semana.

El Niño
Nesta semana o serviço de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) emitiu um relatório confirmando a presença do El Niño para este ano. O fenômeno climático é caracterizado pelo aquecimento anormal da temperatura da água na porção central-leste do oceano Pacífico Equatorial. O evento climático causa impactos diretos na região sul do Brasil assim como em todo o globo. No sul, as chuvas ficarão acima do normal, já o nordeste deverá ter períodos de chuva abaixo do esperado neste ano.

Neste artigo

Participe da conversa