Iniciou a vacinação contra a gripe

Professora Santa Inês Borges procurou a vacina no posto 22 de março Iniciou nesta segunda-feira, dia 17, a Campanha de Vacinação Contra o Vírus da Influenza em Santo...

180 0
Vacinação 01
Professora Santa Inês Borges procurou a vacina no posto 22 de março

Iniciou nesta segunda-feira, dia 17, a Campanha de Vacinação Contra o Vírus da Influenza em Santo Ângelo. Dezessete postos de saúde da cidade terão doses da vacina à disposição durante toda a campanha, com horário de vacinação conforme o funcionamento de cada unidade.

No interior, equipes de vacinação estarão percorrendo as comunidades até o dia 25 deste mês.A maior procura para receber a dose no primeiro dia de vacina foi dos idosos. O Enfermeiro Luis Menegat alerta que a vacina passa a agir no organismo 15 dias após a aplicação e enfatiza a importância da prevenção neste período, anterior ao frio mais intenso, quando as pessoas costumam frequentar lugares fechados.

Os professores foram incluídos no público alvo e Menegat considera uma importante conquista. No posto onde ele trabalha no primeiro dia de vacinação foram aplicadas 244 doses.
A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade. Para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico – população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.
A vacina protege contra os três principais tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B) que circularam em 2016 e tem duração de um ano. As reações adversas são leves e que a única contra indicação é para pessoas alérgicas a ovo.

Neste artigo

Participe da conversa