Impactos cotidianos do transporte aéreo

Quatro vezes por semana o ATR-72 da Azul pousa e decola na pista do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju.

209 0

Aeroporto - embarque e desembarque de passageiros (Copy)O fluxo de passageiros e de cargas no aeroporto de Santo Ângelo está longe de nossos olhos, mas é uma realidade cotidiana. Quatro vezes por semana o ATR-72 da Azul pousa e decola na pista do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. Na última segunda-feira, dia 29, embarcavam para a Capital do Rio Grande do Sul, 69 passageiros. O avião também veio lotado e esta movimentação envolve outras questões que passam despercebidas de nossos olhos.

Aluguel de veículos – Uma das curiosidades é que lá no aeroporto mantêm-se uma frota de veículos para aluguel e um escritório que recepciona quem usa este tipo de serviço.
Segundo a atendente da empresa conveniada, os clientes já vem com a reserva pronta e ela somente concretiza a operação de aluguel do veículo. A maioria das pessoas que alugam automóveis são executivos que vem para a região a trabalho, mas famílias também usam o serviço, explicou a representante que atende no escritório montado dentro do terminal do aeroporto.

Transporte de cargas – Além dos passageiros e suas bagagens o tipo de aeronave que pousa e decola em nosso aeroporto, permite também transportar 600 quilos de carga. Portanto, o transporte aéreo de carga já tem impactado na rotina de quem despacha e recebe volumes. Tanto pessoas físicas, quanto jurídicas estão utilizando este tipo de serviço.
Segundo o Gestor de Base da Azul Cargo Express, transporta-se uma média de 502 quilos por voo. São volumes que ganham velocidade na entrega e custo reduzido para quem contrata o serviço, segundo informou o gestor que destaca as vantagens do serviço que a empresa presta. Para despachar ou receber um volume o cliente não vai até o aeroporto, pois tanto a entrega, quanto o envio são feitos no escritório que está no centro de Santo Ângelo. Sempre que o avião pousa e decola uma equipe da empresa leva os volumes despachados e também recepcionam outros que serão entregues, inclusive a domicílio.
O transporte de carga é um dos tipos de serviços que ajudam manter a sustentabilidade financeira da empresa, caso haja menos passageiros o transporte de carga ajuda sanar os custos do voo.
A cobertura deste braço da Azul é de 3500 municípios em todo o território nacional e a base de Santo Ângelo gerencia os volumes entregues e despachados de 45 municípios na região Noroeste do Estado. O escritório mantido pela empresa também faz a venda de passagens e orientações aos passageiros do transporte aéreo.

Desafio – A falta de placas de sinalização indicando a localização do aeroporto na ERS 344 foi um dos problemas indicados por um motorista que fazia este trajeto de microônibus entre Giruá e Santo Ângelo. Ele transportava um grupo de pessoas que embarcaram no voo de segunda-feira, dia 29, e fez uma alerta que não há indicação para que os motoristas possam entrar pela perimetral norte em Santo Ângelo e deslocarem-se de modo mais rápido e eficientes até o aeroporto.

Curiosidade – O avião pode fazer a manobra de pouso no sentido leste/oeste ou oeste/leste, dependendo do sentido e velocidade do vento. Bombeiros se deslocam até o aeroporto em cada pouso e decolagem, estão sempre de prontidão e um veículo especial de bombeiros faz a assistência nestas manobras.

Neste artigo

Participe da conversa