Em clima de eleição

Com as proximidades das eleições municipais deste ano, o clima de eleição já toma conta do cotidiano da população. A próxima sexta-feira, dia 5, é a data limite...

390 0

2

Com as proximidades das eleições municipais deste ano, o clima de eleição já toma conta do cotidiano da população. A próxima sexta-feira, dia 5, é a data limite para que os partidos realizem as convenções e sejam conhecidos os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2016, que estão marcadas para acontecer no dia 2 de outubro.
Em Santo Ângelo alguns nomes já são cotados para as candidaturas, porém somente as convenções partidárias darão o veredito final. Nestas eleições, serão aplicadas as mudanças estabelecidas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015), aprovada no ano passado pelo Congresso. Com a nova norma, houve mudanças nos prazos, como aumento do período para apresentação dos registros de candidaturas, diminuição na duração da propaganda no rádio e na televisão e a proibição de doações de empresas privadas para as campanhas políticas. A partir do dia 6 de agosto, emissoras de rádio e de televisão, por serem concessões públicas, estão proibidas de veicular opinião favorável ou contrária a candidatos e partidos políticos.
O prazo para registro de candidatura nos Tribunais Regionais Eleitorais termina no dia 15 de agosto, às 19h. No dia seguinte, a propaganda passa a ser permitida na internet e nas ruas. De acordo com a lei eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som das 8h às 22h.

Neste artigo

Participe da conversa