Drenando água

Na Rua Santo Ângelo, por exemplo, local onde as obras estão sendo realizadas nesta semana, havia um problema histórico, os moradores chegaram a construir muretas de contenção para...

171 0

Drenagem (Copy)As obras de canalização das águas da chuva, que fazem parte do novo Plano Municipal de Drenagem Pluvial, iniciaram pelos bairros da cidade. Na Rua Santo Ângelo, por exemplo, local onde as obras estão sendo realizadas nesta semana, havia um problema histórico, os moradores chegaram a construir muretas de contenção para evitar que a água da sarjeta invadisse seus terrenos e casas.
Para resolver o problema foram abertos canais onde foram implantados canos com um metro de diâmetro. A Rua Santo Ângelo contará com bocas de lobo, nesta mesma obra, foram criados novos pontos de captação de água (bocas de lobo) na Av. Getúlio Vargas. Pretende-se evitar que o excesso de água desça pela avenida acumulando no ponto mais baixo, e ao mesmo tempo resolva este problema histórico naquele local.
A execução desta obra está incluída no Plano Municipal de Prevenção a Alagamentos. O total de investimentos que inclui outros pontos da cidade é de R$ 2,3 milhões, recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada, captados a partir de um acerto realizado com a Corsan.
A decisão dos locais onde as obras estão sendo realizadas foi tomada a partir de um diagnóstico que identificou onde aconteciam alagamentos e outros problemas de escoamento de água pluvial e criavam problemas para os moradores, confira a relação:

Ruas Santo Ângelo e São Luiz, até a Rua Marquês de Tamandaré no Bairro Ditz, com aproximadamente 500 metros;
Rua Antunes Ribas, trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e a ponte sobre o Rio Itaquarinchim, 424 metros;
Avenida Venâncio Aires, no trecho entre a Avenida Rio Grande do Sul e Rua São José, Bairro São Carlos, com extensão de 800 metros;
Rua Vicente Manoel de Deus, entre as ruas Piratini e Tenente Fidélis – Bairro Missões – 275 metros;
Ruas Francisco Donato e Juca Raimundo, com 89 metros de tubulação, no Bairro Emília;
Rua Sepé Tiaraju até a Rua Coronel Carlos de Campos Gay, no Bairro Emília;
Rua 25 de Julho, trecho a partir da Rua Marquês do Herval até o Rio Itaquarinchim.

Neste artigo

Participe da conversa