Azaleia ou quaresmeira?

Duas vezes por ano esta espécie de planta floresce com exuberância e atrai a atenção de quem passa pela Av. Brasil.

99 0

IMG_4154 (Copy)Uns dizem que é uma quaresmeira, outros, azaleia. Quem afirma é Daniel da Silva Müller proprietário da residência onde duas vezes por ano esta espécie de planta floresce com exuberância e atrai a atenção de quem passa pela Av. Brasil.
Alias, o arbusto já estava naquele local quando a mãe do Daniel comprou a casa, episódio ocorrido no ano de 1965. Ele mora naquela residência desde que nasceu e o arbusto sempre esteve naquele lugar, portanto a árvore tem mais de 50 anos.
A casa está em obras e as flores dão o contraste do lugar. Mas Daniel promete manter o arbusto que faz parte de suas memórias de infância e também recentes, ele ainda está preparando mudas para doar a amigos que seguidamente pedem, pois a quantidade de flores forma um colorido especial na paisagem urbana.
Mas afinal, é uma quaresmeira ou uma azaleia. Analisamos as folhas e flores da planta e concluímos que é uma azaleia. Embora sejam parecidas as azaleias possuem, pelo menos, três das cinco pétalas manchadas com pequenos pontos mais escuros o que não ocorre com a quaresmeira, provavelmente este aspecto é provocado pelo contato dos pistilos da flor e alguma reação química quando a flor está em formação. Os pistilos da flor da quaresmeira também são de aspecto diferente da encontrada na residência do Daniel.
As folhas da quaresmeira também são mais brilhantes e exuberantes. Enquanto a azaleia tem folhas mais opacas, pois é mais aveludada, coberto de pelos curtos.

IMG_4170 (Copy)

 

Neste artigo

Participe da conversa