Consulta Popular para votação de projetos inicia hoje

De 4 a 6 de setembro, eleitores podem votar no site www.consultapopular.rs.gov.br, para exercer o direito é necessário acesso a internet e o número do título eleitoral.

416 0

A votação da Consulta Popular que definirá os recursos para o Orçamento do Estado de 2020, poderá ser realizada a partir desta quarta-feira, dia 4, até sexta-feira, dia 6. Eleitores podem votar no site www.consultapopular.rs.gov.br, com o título de eleitor em mãos. Projeto Competitividade das cadeias produtivas – construção do Consórcio Regional de Inspeção Sanitária Integrada (SIM Missões), a exemplo do SIM implantado pelo Governo Municipal em Santo Ângelo, foi elencado como prioritário.
Estado disponibiliza o valor de R$ 742.857,14 para o projeto vencedor, beneficiando os 15 municípios da região, com maior percentual de votos proporcional ao número de votos no município. Para o município ser beneficiado deverá ter 30% de votos na demanda. A Associação dos Municípios das Missões distribuirá os valores entre os contemplados.
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Diomar Formenton, o projeto número 1: Competitividade das cadeias produtivas – construção do Consórcio Regional de Inspeção Sanitária Integrada (SIM Missões) foi elencado como prioritário pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE Missões), sendo um projeto inicial da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

REFERÊNCIA
Na última quinta-feira, o presidente do COMUDE e o presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), Reinaldo Machado, aproveitaram a audiência pública para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e defenderam diante de lideranças políticas e comunitárias, a votação do primeiro item da cédula. Segundo Formenton, a construção de um consórcio entre os municípios irá fortalecer a agricultura familiar e as agroindústrias missioneiras, a exemplo do que já acontece em Santo Ângelo que tem o seu Serviço Inspeção Municipal (SIM), em franca atividade. “Santo Ângelo é referência em políticas públicas para o desenvolvimento do meio rural com o apoio às agroindústrias e propriedades familiares. Temos 28 formalizadas e duas em fase final de regularização”, declarou.

Confira os três eixos que irão para votação:

1 – Competitividade das cadeias produtivas – construção do Consórcio Regional de Inspeção Sanitária Integrada (SIM Missões), já instaurado pelo Governo Municipal foi elencado como prioritário;
2 – Competitividade Regional – Diferenciação da Pecuária de Corte da Região das Missões – “Buena Carne Missioneira”;
3 – Agência de Desenvolvimento das Missões – visando a atração de investimentos para a região.

Consulta popular (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa