Balonismo em São Miguel das Missões

Foi divulgada a programação básica do 1º Festival Internacional de Balonismo em São Miguel das Missões, evento que será nos dias 26, 27 e 28 de abril

1456 0

Balões Mac Fly 02 (Copy)O 1º Festival Internacional de Balonismo de São Miguel das Missões será alusivo ao aniversário da Cidade e ocorrerá no Campo do Iphan, de onde os voos competitivos decolarão. O evento está programado para os dias 26, 27 e 28 de abril, no entanto, os voos dos balões dependem de condições climáticas favoráveis.
O Campo do Iphan, onde ocorrerá este evento inédito, está localizado fora do cercado do Sítio Histórico, mas com vista para as Ruinas da Catedral de São Miguel Arcanjo. Um dos voos competitivos será na sexta-feira e partirá do pátio do Tenondé Park Hotel.

Horários dos voos
O colorido dos balões poderá ser visto, já na sexta-feira, dia 26, quando ocorre o primeiro voo competitivo no pátio do Tenondé Park Hotel, às 16h. Para este dia também está agendado um coquetel de abertura do festival.
Nos dias subsequentes, 27 e 28, os voos competitivos serão no campo do Iphan e terá como cenário principal a Catedral de São Miguel das Missões e todo sítio que fica na margem oposta ao campo. No sábado, haverá o segundo voo competitivo às 6h30min e o terceiro às 16h. No domingo, ainda no campo o Iphan, o quarto e quinto voos competitivos e o encerramento do evento internacional às 19h30min.

Aniversário do Município e valor histórico do lugar
Os detalhes de toda a programação de aniversário da cidade será divulgada em breve pela Administração Municipal.
São Miguel das Missões e as ruínas do Povo de São João (esta última localizado no interior da cidade de Entre-Ijuís) figuram entre os primeiros bens tombados pelo Iphan, no ano de 1938.
No sítio arqueológico de São Miguel ainda pode ser visitado o maior acervo público de imagens sacras do barroco jesuítico da América Latina. O acervo compõe o Museu das Missões, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa.
Todo este patrimônio é mundialmente reconhecido e está sob os olhares de milhares de turistas, pois também está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, desde o ano de 1983.
Este lugar tem uma história que remonta o século XVII, mas o 1º Festival Internacional de Balonismo integrará a programação de aniversário da cidade de São Miguel das Missões, que é jovem, e faz 31 anos no dia 29 de abril de 2019.
São Miguel das Missões, até o ano de 1988, era denominado politicamente “Vila São Miguel” e seu território pertencia a cidade de Santo Ângelo. Segundo informações da atual administração da cidade (São Miguel), a Vila São Miguel surgiu em 1926, quando foi efetuado um loteamento urbano em torno dos remanescentes do antigo povo jesuítico-guarani. Mas foram as ruínas da Catedral de São Miguel Arcanjo, que se formou após a fundação da redução no ano 1687, que o povo atual se inspirou para constituir a nova cidade de São Miguel das Missões.
Além do festival de balões a administração municipal e demais entidades do Município estão organizando uma série de atrações para os visitantes, neste dia de aniversário. O organizador do evento Macleitiane Ecker da Mac Fly Balonismo e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99928-8828.

 

Neste artigo

Participe da conversa