A 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação faz 66 anos

Conheça quais as principais funções da 14ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação e nesta data histórica para o ensino regional, a Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha...

150 0
Foto - Marcos Demeneghi - Equipe da 14ª CRE em frente a sede localizada em Santo Ângelo
Foto – Marcos Demeneghi – Equipe da 14ª CRE em frente a sede localizada em Santo Ângelo

A 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação com sede em Santo Ângelo completou 66 anos na segunda-feira, dia 20. A Coordenadora Regional de Educação Prof. Enida Teresinha Lange Sallet, nesta data histórica para o ensino regional, fala dos desafios da escola pública no contexto social de transformação. E a matéria traz o contexto de atuação de toda a equipe da 14ª CRE.

A 14ª CRE Coordenadoria Regional de Educação representa a SEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul em uma base territorial de 11 municípios, ao todo são 38 escolas onde estudam 12.787 alunos.
Foi criada no dia 20 de agosto de 1952 e naquela época era denominada 14ª DE – Delegacia de Educação. Foi no ano de 1973 que ganhou prédio próprio e foi instalada no local onde a conhecemos hoje, na Rua Barão de Santo Ângelo, 832.
Nas 38 escolas da área de atuação da Coordenadoria Regional se envolvem diretamente com a educação de crianças, jovens e adultos, 1.457 servidores públicos (1077 efetivos e 380 temporários), este número representa professores em sala de aula, na direção e coordenação pedagógica das escolas, bem como, funcionários em cargos de apoio e administrativos.

Qual a função da 14ª CRE
A equipe da 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação tem a função de coordenar, orientar e supervisionar o trabalho desenvolvido em cada escola, oferecendo suporte administrativo e pedagógico para a viabilização das políticas de estado e a observância das leis de educação vigentes no país. Este trabalho é orquestrado pela Coordenadora Regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet.
A coordenadora conta com o auxílio de 40 servidores públicos que a assessoram nas mais diversas áreas. Destaca-se a chefia pedagógica que é a cargo da Prof. Rute Ezabel Ribeiro Gomes e a chefia de recursos humanos a cargo da Prof. Vera Lúcia Batista Medeiros.

Coordenadora Regional de Educação Enida Teresinha Lange Sallet - 2018 (5) (Copy)
Coordenadora Regional de Educação Enida Teresinha Lange Sallet

Desafios
“Um dos grandes desafios neste momento é compreender e respeitar as diferenças”, disse a coordenadora ao reconhecer que tem um desafio pessoal de desenvolver a sensibilidade para trabalhar com a pluralidade de pensamentos e modos diversos de perceber o mundo.

A Coordenadora afirma que o trabalho da equipe está guiado no sentido de buscar a aproximação com a equipe diretiva de cada escola para perceber a realidade e os desafios próprios de cada contexto. A premissa principal é respeitar as diferenças e propor o diálogo. Pois só deste modo a coordenadora entende que é possível celebrar a união e a paz para vencer os desafios contemporâneos.
Na gestão presente, destaca-se o apoio às atividades que colaboram com a pedagogia do diálogo, da paz, da união em prol da formação de uma criança e jovem mais consciente, tendo em vista que serão os construtores de uma nova sociedade. Enida percebe que a educação é uma ferramenta poderosa para instruir crianças e jovens, que o conhecimento repassado em sala de aula é fundamental para construir cidadãos mais bem preparados para os desafios contemporâneos.

A escola é o reflexo da sociedade
Neste ano em que a 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação faz aniversário de 66 anos, a coordenadora se mostra consciente de que a escola é o microcosmo da sociedade e reflete os mesmos problemas e potencialidades de um todo. Para vencer os problemas gerados pela violência, intolerância e até socioeconômicos que influenciam no desempenho do processo educacional, Enida pretende buscar soluções compartilhadas, construir um diálogo harmônico e pacífico com todos os agentes sociais que zelam pelos direitos das crianças e adolescentes.

Breve trajetória da coordenadora
Enida Teresinha Lange Sallet iniciou a carreira no magistério no ano de 1988, primeiramente na rede particular e, logo em seguida, ingressou no quadro do magistério estadual. No ano de 1993 foi convidada para desenvolver atividades na coordenação pedagógica da 14ª CRE.
Em sala de aula, a professora Enida atuou na área de história, mas também acumula a experiência de 16 anos na Coordenação de Recursos Humanos, função que desempenhou no Colégio Missões.
Em 2007, assumiu a Chefia de Recursos Humanos na 14ª CRE, posteriormente, a função de Orientadora Educacional da E.E. Médio Buriti e, no ano de 2015, o cargo de Coordenadora Adjunta Regional de Educação e Chefia Administrativa. Em 2018 assumiu a responsabilidade de Coordenadora Regional de Educação da 14ª CRE.

Neste artigo

Participe da conversa