Sábado 21/01/2012

Férias em Paris Há muitos anos, quando a bacharel em Direito Aida Veronese era minha aluna de Prática Forense, eu “profetizei” que, um dia, ela conheceria Paris, a...

190 0

Férias em Paris

Há muitos anos, quando a bacharel em Direito Aida Veronese era minha aluna de Prática Forense, eu “profetizei” que, um dia, ela conheceria Paris, a Cidade-Luz, sonho de todo o mundo que admira a cultura francesa. Pois, meses atrás, ela e o esposo, o respeitado oftalmologista Pedro Veronese, passaram maravilhosos dias de férias na capital da França. Marcelo, meu filho desencarnado em acidente de automóvel, certa vez veio de Curitiba, especialmente para consultar com o Dr.Veronese. Para ele, não existia outro médico de olhos no mundo.
No Museu do Louvre, o mais famoso do planeta, o casal se encantou com tantas obras de gênios da Humanidade. Mas o Código de Hammurabi, ordenamento jurídico pioneiro, de 282 artigos, para que a Justiça prevalecesse na Terra, mereceu ser fotografado, tendo o Dr.Veronese ao lado, lembrança que guardo com especial estima. Sempre admirei o conteúdo do Código de Hammurabi (Rei da Assíria), que exerceu influência direta em Códigos Hebraicos e, por consequência, na própria Bíblia.
Dado interessante é que Hammurabi permitia ao marido perdoar a esposa adúltera (art.129), ao passo que o dispositivo bíblico indica a condenação à morte por apedrejamento, prática ainda vigente no Irã.
Ao me entregar à foto e mais um chaveiro da Torre Eiffel, que estou usando, a Bacharel Aida brincou comigo:
– Agora só falta “profetizar” que vou ganhar na Mega-Sena…
Outro que andou em Paris foi o magistrado federal André Luís Medeiros Jung, o que aconteceu pela segunda vez. Além de comemorar o Ano Novo, junto com a namorada siberiana, ambos visitaram o Cemitério Père Lachaise, onde se encontram túmulos de personalidades inesquecíveis da política, das artes e do meio artístico. Dois túmulos receberam deles particular atenção.
O da cantora Edith Piaf, lenda da canção francesa, com biografia acidentada desde a infância até a conquista dos grandes teatros europeus. E o de Allan Kardec, nascido em Lion, mas que exerceu o magistério em Paris.
O túmulo de Kardec é dos mais visitados e o mais florido, como me informa o André Luís. Em décadas passadas, a mesma informação me foi trazida pelo santo-angelense Victor Hugo Mitri e pelo professor Adão Paulo Nunes Alves, aposentado da Vara do Trabalho, hoje residente em Santa Maria.
A FRASE DO ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ, psicografada pelo médium Chico Xavier: Faze o bem agora, pois, na maioria dos casos, “depois” significa “fora do tempo” ou tarde demais.
pintojung@terra.com.br

Neste artigo

Participe da conversa