Motosserras, superação e muitas cargas de galhos

O trabalho de remoção de árvores e galhos caídos com o vendaval do dia 19 continua e deve se estender por mais uma semana

108 1

Queda de árvore na Av. São João pos temporal vendaval (7)

O trabalho de remoção de árvores que tombaram ou quebraram com o vendaval do dia 19 continua no município. Até agora as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e de Obras estão focadas na remoção de galhos e árvores que apresentam risco para a população e o serviço de limpeza será feito em uma segunda etapa da operação. O servidor da Secretaria do Meio Ambiente Carlos Fiorim lembra que este foi um dos piores vendavais dos últimos anos, evento semelhante ocorreu somente em 2011.

O secretário do Meio Ambiente, Francisco Medeiros explica que a equipe de 10 servidores está se desdobrando para atender mais de 200 chamados do gênero em Santo Ângelo. Além disso, destacou que secretaria auxiliou na distribuição de lonas plásticas para os atingidos pelos últimos temporais. “Uma verdadeira operação de guerra”, disse o secretário que não contabilizou o volume exato de galhos e madeira que resultou das árvores quebradas, mas estima que mais de 100 cargas já foram levadas até a central de recebimento de podas, junto ao Aterro Municipal.

Nos casos como da canafístula que quebrou na AV. São João o trabalho exigiu acompanhamento e auxílio da RGE, a fim de evitar qualquer acidente com eletricidade, pois os galhos passam próximos as redes de alta e baixa tensão.

O diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Antônio Cardoso, não tem previsão de conclusão total dos serviços em função da grande demanda, estima que serão necessárias pelo menos duas semanas para concluir o trabalho. Cardoso espera que até este final de semana os casos mais graves sejam resolvidos, restando ainda o trabalho de limpeza com o recolhimento de galhos.
Na tarde da última quarta-feira o contingente da secretaria se dividiu em duas equipes para finalizar a limpeza da Praça Pinheiro Machado e ainda realizar remoção de uma Amoreira, no Bairro São Carlos.

Na manhã da quinta-feira, os funcionários da secretaria e equipes da RGE concentraram os trabalhos na remoção de uma canafístula de grande porte que quebrou e dois jacarandás de que ofereciam ameaça a rede de energia, na Avenida São João, na zona oeste do município, próximo ao Cesec, as árvores inclusive bloqueavam totalmente a via pública.

Servidores da Secretaria do Meio Ambiente cortam uma árvore tombada na Av. São João, Bairro Sobuski
Servidores da Secretaria do Meio Ambiente cortam uma árvore tombada na Av. São João, Bairro Sobuski
Limpeza da Rua Três de outubro depois da retirada de árvores no canteiro central e na Praça Pinheiro Machado
Limpeza da Rua Três de outubro depois da retirada de árvores no canteiro central e na Praça Pinheiro Machado

 

 

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Synttsserv Soluções Responder

    Acesse o site: http://www.synttsservsolucoes.com.br – Atuando com podas / cortes de galhos / arvores/ remoções de vegetais / transplante / compensação vegetal / limpeza de terrenos e ruas e descarte de resíduos. atuamos com equipes especializadas em corte e remoção de vegetais. Rede Alta / Rede de baixa – Segurança / Experiência / Qualidade / Agilidade.