Qual o nome da praça?

Conhecida como “Praça da Redemaq” e caracterizada por mais de quarenta espécies de árvores distintas, a Praça Cel. Raul Oliveira é o espaço público descrito na edição de...

296 0

Praça Raul Oliveira (50) (Copy)“Pracinha da Redemaq” é o apelido que os moradores de Santo Ângelo deram para a Praça Cel. Raul Oliveira. Esse espaço público é referência para quem mora no Bairro Oliveira ou próximo da Estação Rodoviária. A Praça está localizada na Rua dos Imigrantes e é contornada pelas ruas São João Batista, Coronel Damásio Gomes de Castro e São Lourenço.
A Praça Cel. Raul Oliveira está próxima de uma das principais entradas de Santo Ângelo e diariamente condutores de veículos e passageiros de ônibus com destino à Estação Rodoviária podem observar esse espaço de convívio da Capital Missioneira.
Originalmente, a área pertencia a Belmira Ortiz de Oliveira, que doou o local para o poder público construir o espaço de convívio e lazer. Posteriormente a praça foi oficialmente criada e denominada por meio da lei municipal, número 36, de 31 de dezembro de 1971.

O que tem na Praça?
A Praça Raul Oliveira abrange uma área superior a 15 mil metros quadrados e conta com duas quadras de esportes, banheiro público, uma academia ao ar livre, bancos e muitas árvores… Inclusive, é a quantidade destas espécies que dificulta a entrada de sol no interior da praça.
Segundo levantamento do Projeto Biolflora, da URI Santo Ângelo, na Praça Cel. Raul Oliveira podem ser observadas mais de quarenta espécies arbóreas distintas, com destaque para a predominância das canafístulas, tipuanas, pingo-de-ouro, grevilhas, uva-do-japão, butiá, palmeira-fênix, angico, entre outras. Além disso, orquídeas e samambaias também podem ser encontradas no paisagismo daquele local público. Devido a sua extensão, um dos lados da praça é usado por uma autoescola, que utiliza os acostamentos para realizar treino de baliza .

Praça poderá receber reformas
Embora a natureza seja convidativa, os passeios internos desta Praça já estão descaracterizados e não são propícios a caminhadas internas, acumulam-se musgos e barro as grades que cercam as quadras de esporte também precisam de manutenção. Esses problemas ressaltam a necessidade de readequação urbanística para favorecer o uso do local pelos moradores.
A Praça Raul Oliveira também está incluída na lista de locais que receberão recursos para melhorias. Pretende-se investir cerca de R$ 300 mil, aplicados no cercamento, iluminação, acessibilidade e novo piso nas quadras de esporte.

Praça Raul Oliveira (53) (Copy) Praça Raul Oliveira (55) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa