A praça que é um refúgio verde no centro da cidade

Uma área de convívio no coração de Santo Ângelo e que passou por diversas mudanças ao longo dos anos, para atender as necessidades dos santo-angelenses. Estamos falando da...

199 0

DSC_0654 (Copy)

 

A Praça Ricardo Leônidas Ribas é um dos mais importantes locais de lazer e manifestação cultural no município. Antes de ser praça, nos anos 20, já era um campo de futebol, inclusive foi o primeiro campo do Elite Clube Desportivo. Com Transferência do campo para o mesmo local, onde foi o Poli Esportivo da SER, na Av. Brasil, aquele espaço foi urbanizado e passou a se chamar Praça Rio Branco.
Hoje é denominada de Praça Ricardo Leônidas Ribas, mas também é conhecida como “Praça do Brique”. Mesmo sem o antigo campo de futebol, ainda é referência para os moradores que utilizam as quadras esportivas. O local recebe haitianos, senegaleses e brasileiros, que se integram nos times para jogar basquete e futebol.

A ladeira que virou escadas

IMG_9388 (Copy) IMG_9370 (Copy)

 

Antônio Rousselet acompanhou de perto as transformações, pois reside nas proximidades a mais de 60 anos. Ele relembra que na antiga praça havia uma ladeira. “Foi feito um nivelamento do terreno, resultando em diferentes patamares de altura, que deram origem as escadarias da praça”, conta. Inclusive, as arquibancadas que recebem a plateia no Show das Onze são frutos do nivelamento do local. Rousselet ainda relembra que na praça havia um monumento com placas metálicas e busto de Bento Goncalves, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. o monumento já não existe mais, pois foi desmanchado em 1946 e hoje está construída a AAPASA – Associação dos Artistas Plásticos e Artesãos de Santo Ângelo.

O que tem na Praça?
A Praça Leônidas Ribas é um dos locais mais arborizados do Centro de Santo Ângelo. Em uma área de quase 20 mil metros quadrados é possível encontrar dezenas de árvores entre Tipuanas,Palmeiras, Plátanos, Ligustros, Jacarandás, entre outras. A praça fica no coração da cidade e é circundada pela Avenida Brasil, Avenida Marechal Floriano, Avenida Venâncio Aires e Rua Três de Outubro.
No quesito Infraestrutura, a Ricardo Leônidas Ribas conta com um generoso passeio público na Avenida Marechal Floriano. Aliás, é nesta face da praça que todos os domingos é realizado o Tradicional Brique, que completou 27 anos e leva, cultura, comércio e exposições para a comunidade na manhã de todos os domingos.
Além disso, em algumas ocasiões, o local também recebe palanques oficiais, como por exemplo, no desfile de Sete de Setembro. Para os esportistas, o local oferece pista de skate, quadras de basquete e futsal, quadra de areia, parquinho infantil, bebedouros e uma academia ao ar livre. A área da praça divide espaçado com uma escola infantil Além disso, a praça é referencia para o embarque e desembarque de coletivos urbanos e pontos de táxi, conta com banheiros, bancas de revista, bancadas de xadrez e produtores ainda vendem seus produtos ali.

IMG_9374 (Copy) IMG_9354 (Copy) IMG_9378 (Copy) IMG_9385 (Copy) IMG_9391 (Copy) IMG_9369 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa