312 anos da fundação de Santo Ângelo Custódio

A Semana Cultural de Santo Ângelo relembra fatos históricos ocorridos em 1706

110 0
Forqueta (5) (Copy)
Foto: Marcos Demeneghi. Local popularmente conhecido como “Forqueta” em Santo Ângelo. Foz do Rio Ijuizinho, encontro com o Rio Ijuí no Distrito de Atafona

Historiadores afirmam que o Padre Jesuíta Diogo Haze e mais de 2500 índios fundaram a última das Reduções no dia 12 de agosto de 1706. O marco de localização deste episódio é a foz do Rio Ijuizinho, na “Forqueta” (encontro com o Rio Ijuí).

Neste local forma-se um tríplice limite de municípios, Entre-Ijuís, Vitória das Missões e Santo Ângelo. Pelo lado santo-angelense chega-se a este lugar indo em direção a localidade de Atafona.

Mas o local onde floresceu a redução, só foi demarcado um ano mais tarde, exatamente onde está a nossa Catedral Angelopolitana, junstificando assim o nosso envolvimento com este fato histórico.

Para o Patrono da semana cultural deste ano, Osmar Veronese, “é pela cultura que se transmite valores de pai para filho, de geração em geração, ela é o motor das sociedades! Lutar pela cultura, hoje, significa, fundamentalmente, defender a manutenção da sociedade plural e da democracia”

Neste artigo

Participe da conversa