“Uma corrente do bem”

Ensaio fotográfico de idosos do Lar Isabel Oliveira Rodrigues com cachorros da Aspa Bicho Amigo ilustram uma agenda 2018 personalizada que estará a venda a partir do dia...

102 0

Idosos Lar Isabel Oliveira Rodrigues - Fotos de Cleison Radons (9)Idosos Lar Isabel Oliveira Rodrigues - Fotos de Cleison Radons (1)“Quem tem um animal de estimação sabe o custo alto para mantê-lo, imaginem duzentos.”

“Atender 50 idosos com o carinho que eles merecem, somente é possível com o auxílio da comunidade”

Um ensaio fotográfico de idosos do Lar Isabel Oliveira Rodrigues com cachorros da Aspa Bicho Amigo ilustram uma agenda 2018 personalizada que estará a venda a partir do dia 15 de dezembro.

O projeto foi idealizado a partir de uma conversa informal entre a presidente da Aspa Bicho Amigo, Nadir Vier e da diretora Administrativa do “Lar” Maria Lúcia Santos Mousquer. O making-of do ensaio foi registrado em audio-visual pela Cine Vídeo e está acessível nas redes sociais da ASPA e do Lar.

A produção fotográfica e o figurino dos modelos que ilustram a agenda foram feitas por voluntários, que também cuidaram do banho e tosa dos cachorros, maquiagem e cabelo dos idosos, a impressão gráfica do material foi realizada com o patrocínio de empresas que apostaram na ideia e agora as duas entidades contam com a colaboração da população para a aquisição das agendas.

Nadir Vier conta que com a soma de esforços o material está sendo finalizado e será lançado durante no Brique da Praça no dia 15 de dezembro, junto ao evento de divulgação do “Natal Cidade dos Anjos”. As agendas estarão a venda no dia do lançamento, mas também serão disponibilizadas em pontos de venda, onde as pessoas poderão adquirir o material e contribuir com a obra destas entidades.

A Aspa Bicho Amigo abriga pelo menos 200 animais. Nadir Vier lembra que cuidar adequadamente destes cachorros gera altos custos, “se um cachorro de estimação dá gastos, imaginem duzentos”. Por mais que a ONG receba doações de padrinhos e arrecade com eventos beneficentes, o custo é progressivo e constante. “Infelizmente, a entrada de animais é bem maior do que a saída. O abandono e os maus-tratos são diários. Temos sempre que estar inovando. Pensando dessa forma, nasceu à ideia de confeccionarmos agendas”, explicou Nadir Vier.

O Lar Isabel Oliveira Rodrigues mantém 26 funcionários e 48 residentes e também depende de doações para equalizar as contas. Maria Lúcia Mousquer comenta que em uma conversa com a amiga Nadir, percebeu que ambas poderiam unir-se, embora estivessem em instituições diferentes, compartilham necessidades semelhantes, compreendendo que a união poderia potencializar o engajamento em torno destas duas causas no município de Santo Ângelo.

“Uma corrente do bem”
O objetivo do projeto é buscar o apoio da população que poderá adquirir as agendas e, deste modo, continuar arrecadando recursos para as atividades mantidas pelo Lar Isabel Oliveira Rodrigues e pela ASPA Bicho Amigo, potencializando esta corrente de solidariedade proposta no projeto inicial.
O projeto contou com o trabalho voluntário do fotógrafo Cleison Radons, idosos abrigados pelo Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues. A produção dos idosos foi realizada por Lisandra Prestes Estética Viva Vida e Brechó Viva Vida. Os looks ficaram por conta da Loja Estilo Chic.
Os doze cães da ASPA, selecionados para as fotos, foram produzidos por dois pets shops: Campo Urbano Banho e Tosa e Animania Estética de Animais.
A Cine Vídeo documentou os bastidores do ensaio fotográfico produzindo um audiovisual que potencializa a divulgação do projeto. A arte gráfica das agendas é de autoria de Renato Tobias e a renda arrecadada com a venda das 500 agendas impressas, comercializadas a R$ 30 será será 100% revertida para as duas entidades.

Nadir Vier e Maria Lucia Santos Mousquer 2
Nadir Vier e Maria Lúcia Santos Mousquer
Neste artigo

Participe da conversa