Semana Cultural

A programação está em andamento e segue até o próximo final de semana quando encerra com o Festival Santo Ângelo em Dança

96 0

Lúcia Noll

75 anos da Biblioteca Pública Municipal
A escritora Lucia Noll lançará, no dia 17 de agosto, às 09h30min, na Biblioteca Pública Municipal, o seu livro infantil “Qual é o meu Bichinho?”, pela Editora Aguilar e Viñas. O evento acontecerá durante a Semana Cultural, no aniversário de 75 anos da Biblioteca.
A autora ressalta que o livro é divertido e interativo, permitindo a participação da criança. Através de dicas e características, o leitor é desafiado a descobrir qual é o bichinho de estimação da história.
Depois de concluir o curso de pedagogia, Lúcia motivou-se ainda mais a escrever, tirou os textos da gaveta e resolveu compartilhar emoções e experiências focada no universo da literatura infantil. Ela acredita que há um vasto campo de trabalho nesta área. Encantou-se com a possibilidade de educar através dos livros. “Uma coisa maravilhosa na minha vida”, concluiu a escritora ao falar da experiência de ser mãe e pedagoga e agora escritora de literatura infantil.

Música “Gratidão” comoveu participantes do Jonas’ Brothers

Jonas' Brother 04A primeira aparição pública do músico Jonas Demeneghi, depois de um longo período de internação hospitalar foi o ponto alto do evento Jonas’ Brothers. O homenageado da noite agradeceu pessoalmente aos amigos e simpatizantes que lotaram o Teatro Municipal Antônio Sepp e sensibilizou a todos ao executar no piano a música Gratidão, composta no período de internação hospitalar. A solidariedade foi o combustível do evento e somente nas urnas postas no hall de entrada do teatro a contribuição espontâneo da plateia somou R$ 22,5 mil.
Músicos, técnicos de som, equipes operacional e organizadora trabalharam de modo voluntário para colaborar com a situação econômica do amigo e colega de profissão durante o afastamento dos palcos e dos estúdios de gravação, pois está realizando tratamentos para vencer um câncer. Jonas continua realizando as sessões de quimioterapia e demais terapias complementares para recuperar a capacidade física e a voz, que ficaram debilitadas em virtude de uma cirurgia no mediastino frontal e drenagem do líquido pleural. Estes procedimentos obrigaram o músico a permanecer mais de 30 dias hospitalizado, inclusive na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí.
Jonas’ Brothers foi amplamente divulgado nas redes sociais e veículos de comunicação tradicionais de modo gratuito e ainda incluído na programação oficial da Semana Cultural de Santo Ângelo. O envolvimento da comunidade comoveu a todos os envolvidos e presentes no evento que viveram momentos de celebração da vida e alegria em torno da música e da solidariedade.
O público vibrou muito com os músicos e também com o resultado econômico do evento. Na entrada, as famílias traziam a sua colaboração e depositavam em urnas, mas também traziam a contribuição de amigos que não puderam comparecer ao show. Servidores públicos da Secretaria de Cultura colaboraram na equipe operacional e a primeira dama Juliane Barbosa representou o Executivo Municipal.
Outra surpresa musical foi a filha do músico, Luísa Demeneghi que acompanhou Laura Schadeck no palco, Claudino De Lucca foi o apresentador do evento que ainda contou com a presença de Mateus Rasta e Banda; Ricardo, Valdirene e Gean; Banda Sherlock; Fábio Oliveira e Grupo Alma CJonas Demeneghi executa a música Gratidão durante o Show Jonas’ Brothersampesina; Alex Ximu e Rogério Chaves. A sonorização voluntária foi da Stúdio 3.

Programação até o dia 16

12 DE AGOSTO (SÁBADO)
15h – Mateada 310 anos de História e Cultura
Oficina de Educação Patrimonial
Intervenções Circenses
Apresentações de Fábio de Oliveira e Grupo Alma Campesina e Convidados.
Apoio: Ervateira Seiva Pura e Scavol Gás
Local: Praça Pinheiro Machado
14 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA)
14h – Seminário: “Povo Guarani: dignidade, respeito e emancipação”.
Local: Auditório do Centro Municipal de Cultura
18h – Assembleia para discutir o Plano Municipal de Cultura
Promoção: Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC)
Esquete de abertura: “Frida Kahlo: paixão, força e sensibilidade de uma grande mulher”
Promoção: Curso de Graduação em Direito e Psicologia da URI Campus de Santo Ângelo
Local: Auditório do Centro Municipal de Cultura
15 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)
15h – Seminário: “Patrimônio Cultural: educar para preservar – identidade e pertencimento”.
Convidados: Arquiteto Fernando Edgar Rieck e Arqueóloga Thalis Paz Garcia.
Local: Auditório do Centro Municipal de Cultura
16 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)
9h – Lançamento do Programa ID Jovem
Local: Auditório do Centro Municipal de Cultura
14h – Comemoração do aniversário de 75 anos da Biblioteca
Apresentação do espetáculo “Cobra Grande”, do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio
Local: Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay
14h às 16h – Oficina de arte: “Arteiros fazendo arte”, com o artista plástico Luiz Gonzaga Pedroso de Oliveira.
Local: Museu Municipal Dr. José Olavo Machado
19h – IV Café Cultural da ASLE
Local: Centro Municipal de Cultura

 

 

Neste artigo

Participe da conversa