Sem verba para pagar conta de luz, serviços essenciais são prejudicados

IGP, IPE e Inspetoria de Defesa Agropecuária e o FGTAS/SINE estão com atendimento precarizado e até impedido pela falta de energia elétrica. Um contingenciamento de recursos federais estaria...

312 0

Quem procura emprego ou precisa encaminhar a carteira de trabalho, de identidade e até viabilizar o encaminhamento de internações, exames e consultas pelo IPE, está sem atendimento, ou com o atendimento prejudicado. A conta de emergia elétrica não foi paga e desde quarta-feira, dia 31 um papel fixado na porta do prédio explicava o motivo: Falta de energia elétrica.
A responsável pelo pagamento da conta de energia é a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS/SINE, em nota, a direção confirma o corte no fornecimento pelo atraso no pagamento do serviço. Segundo a nota, desde outubro de 2017, a FGTAS não recebe recurso federal do convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Economia para custeio das Agências FGTAS/Sine.
Cerca de cem pessoas procuram diariamente a agência FGTAS/SINE de Santo Ângelo, eles buscam uma vaga de trabalho, encaminhamento do Seguro-Desemprego, ou até mesmo, para dar entrada na Carteira de Trabalho, mas sem energia elétrica as pessoas voltam para casa sem atendimento.
Neste mesmo prédio, que está sem energia elétrica, também funciona a Inspetoria de Defesa Agropecuária, o IGP – Posto de Criminalística e o IPERGS. Todos estes serviços são impactandos pela falta de luz.
Apenas a energização da rede que alimenta a Procergs – Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul foi mantida, segundo servidores, é uma conta separada.
No IPERGS – Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul o atendimento está sendo feito manualmente, os atendentes tentam resolver, caso a caso, na medida do possível.
No IPE além do suporte na área médica, diariamente são feitos serviços como: novos cadastros de segurados e dependentes, a emissão de boletos, expedidos malotes e feita a renovação de carteiras Ipe saúde, encaminhamento de processos administrativos, entre outros serviços.

Comunicado do FGTAS/SINE

“A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) informa que a Agência FGTAS/Sine de Santo Ângelo está fechada por falta de energia elétrica.
O corte no fornecimento de energia foi motivado pelo atraso no pagamento do serviço. Desde outubro de 2017, a FGTAS não recebe recurso federal do convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Economia para custeio das Agências FGTAS/Sine.
O Governo do Estado concedeu suplementação orçamentária para manutenção das Agências de acordo com as prioridades elencadas pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). A última fatura já foi empenhada e aguarda liberação para pagamento. A Fundação também está em contato com a RGE para que a ordem de corte de energia seja suspensa e a unidade possa restabelecer o atendimento prestado aos trabalhadores o mais breve possível.
Os trabalhadores que possuírem agendamento de seguro-desemprego e de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) no período de fechamento da Agência serão contatados por telefone pelos servidores da FGTAS para remarcar a data de atendimento. Para atendimento os trabalhadores podem procurar a Agência FGTAS/Sine Ijuí. O endereço, telefone e horário de atendimento está disponível no site: https://www.fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.”

Falta de luz no prédio do FGTAS - SINE (9) (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa