Renalteca: Biblioteca na Clínica Renal

691 0

A Clinica Renal Dr Gatz elaborou um espaço de entretenimento, através da biblioteca na sala de espera, com o objetivo de estimular a leitura e a descontração para o doente renal e seus cuidadores.
O doente renal, quando descobre a doença passa por um período de mudanças radicais em seus hábitos de vida, entre eles, o longo tempo que deve permanecer na máquina para o processo de diálise (em torno de 4 horas). Esse período gera angústias e desconfortos, então incentivar o exercício da leitura , oferecer momento de relaxamento, estimula a criatividade e, assim auxilia a diminuir o estresse. Além  disso, beneficiar à melhoria na qualidade do atendimento, proporcionando alívio das tensões e colaborarando com a saúde mental e intelectual de todos.
Ler é a condição básica para o bom funcionamento da memória. A leitura é uma ferramenta que beneficia o processo de identificação do leitor com a obra e o personagem do romance, do conto, da poesia, cultivando um universo imaginário, no qual pode  brincar, rir, e emocionar-se e ver tempo ocioso passar rapidamente, amenizando o impacto da doença.
Esses exemplares foram doados pela comunidade. O material doado são revistas e obras literárias de assuntos diversos, que são catalogado e distribuído em estantes, ficando a disposição de todos. O acervo da biblioteca na sala de espera favorece a socialização e a interação entre as pessoas que ali passam.

Neste artigo

Participe da conversa