Recursos para ampliar o Aeroporto estão garantidos no orçamento de 2020

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas autoriza assinatura do convênio para obras e garante recursos para o Aeroporto de Santo Ângelo

769 0

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, determinou às equipes técnicas que agilizem a finalização dos trâmites burocráticos para que o Governo Federal possa assinar com o Estado um termo de compromisso visando garantir as obras do novo terminal de passageiros no Aeroporto Regional de Santo Ângelo. Além disso, o ministro assegurou os recursos necessários para a obra no orçamento do próximo ano. A iniciativa foi tomada na quarta-feira, 25, em Brasília, após reunião do ministro com o secretário dos Transportes, Juvir Costella, e o deputado Estadual Eduardo Loureiro, entre outras lideranças que acompanharam o encontro.
O termo de compromisso é um documento em que a União convenia com o Estado para levar adiante essa segunda etapa de modernização do aeroporto, num investimento previsto de R$ 44 milhões, recurso que será utilizado também para construir o prédio das equipes de combate a incêndio e para ampliar e pavimentar a área onde as aeronaves realizam as manobras, num terreno de 11 hectares que o Governo Municipal de Santo Ângelo já está em tratativas para desapropriar. “A reunião foi muito importante porque o ministro garantiu que a obra é prioritária e que vai alocar dinheiro no orçamento de 2020 para iniciá-la”, avalia o deputado Loureiro.
Após a assinatura deste termo de compromisso, o próximo passo é a publicação do edital de licitação, que vai ocorrer pelo modelo de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), em que a empresa vencedora faz o projeto e também realiza a obra. Para o secretário Juvir Costella, o resultado do encontro foi muito positivo para a aviação regional, na medida em que ficou assegurada a parceria com a União para a obra em Santo Ângelo e também a garantia dos recursos ao aeroporto de Passo Fundo, cujas obras de ampliação da pista devem iniciar em até 15 dias.
Na reunião com o ministro em Brasília, quando outros assuntos de interesse do Estado também foram tratados, participaram os deputados estaduais Fábio Branco, Tenente-Coronel Zucco, o deputado Federal Alceu Moreira, a secretária estadual de Relações Federativas, Ana Amélia Lemos e o secretário-adjunto dos Transportes, Eduardo Krause.

Brasília 1 (Copy)

Neste artigo

Participe da conversa