Novas tecnologias no atendimento de pacientes com AVC

Sistema de Telemedicina entrou em funcionamento na quarta-feira, dia 18, no HSA e possibilitará o diagnóstico rápido de pacientes com suspeita de AVC

311 0

o Hospital Santo Ângelo fechou parceria com o Centro Avançado de Neurologia e Neurocirurgia (Ceanne) para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral AVC). Na terça-feira, dia 17, aconteceu o treinamento de médicos e as equipes de enfermeiros e do Samu para colocar em funcionamento o Sistema de Telemedicina. O treinamento foi feito pela médica neurologista, Daiane Piccolotto. O sistema entrou em funcionamento na quarta-feira, dia 18.

DIAGNÓSTICO RÁPIDO

De acordo com o gestor do telemedicina do Ceanne, Fernando Pisa, o sistema possibilitará diagnóstico rápido de pacientes com suspeita de AVC, através de uma conexão direta que permitirá que o médico da emergência do HSA tenha contato com a equipe de neurologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.

“A pessoa com suspeita de AVC fará no HSA um exame de tomografia. Esse aparelho estará conectado com o sistema de telemedicina e enviará dados para os médicos da Capital. Na sequência, o paciente será enviado para a sala da central de telemedicina que fica no setor de urgência/emergência do HSA. No local, uma câmera de alta precisão enviará imagens do pacientes. Com os dados da tomografia e as imagens do pacientes, a equipe de Porto Alegre e o médico do hospital local darão o diagnóstico do paciente.

A partir desse diagnóstico será possível o tratamento com medicação para os casos de AVC por entupimento de artéria. No entanto o tratamento com medicação somente será feito após análise de um protocolo que prevê contra-indicações como, por exemplo,pacientes que fizeram cirurgias até 30 dias”, explica.

CENTRAL DE TELEMEDICINA

A central de telemedicina conta com uma câmera Policom HDX 6000 capaz de captar imagens do paciente com alta nitidez que possibilita a equipe de neurologistas de Porto Alegre verificar a situação do paciente atendido no Hospital Santo Ângelo. Também possui um computador e um equipamento especial que processa e transmite as imagens via internet para o Hospital Moinho de Ventos.

VANTAGENS DO SISTEMA

O sistema de telemedicina possui uma série de beneficios como redução de custos e permite que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao serviço de médicos especializados na área de neurologia. O HSA é a primeira instituição fora da região metropolitana a integrar o sistema telemedicina do Ceanne.

Neste artigo

Participe da conversa