Estátua de Martinho Lutero

Largo Martinho Lutero será inaugurado no próximo dia 31 e faz parte das celebrações de 500 Anos da Reforma Luterana.

142 0

Martin Lutero 01

A estátua de Martinho Lutero que vai compor um novo espaço de convivência em Santo Ângelo já foi posta no pedestal. O Largo Martinho Lutero será inaugurado no próximo dia 31 e faz parte das celebrações de 500 Anos da Reforma Luterana. O monumento fica próximo a rótula que compõe o trevo que fica entre as avenidas Salgado Filho e Getúlio Vargas, próximo da URI.

A imagem de concreto armado tem oito toneladas e com 4,5 metros de altura. O projeto proposto pelas igrejas de Confissão Luterana no Brasil (do relógio) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foi apresentado ao Governo Municipal em março deste ano.
A poder público cedeu o espaço e a instalação e ornamentação ficou por conta das comunidades luteranas de Santo Ângelo. A ideia é criar com a homenagem, também um espaço turístico, histórico, religioso e cultural para Santo Ângelo.

A estátua é uma obra de Miguel Arcanjo Dapper, de Cândido Godoi, o artista contabilizou 12 meses de trabalhando, tendo em vista a riqueza de detalhes que fazem parte do conjunto da obra. “Trabalho minucioso, fantástico” disse o engenheiro Nelson Seidler que é um dos responsáveis técnicos pela execução da obra. Seidler conta que a estrutura geral é feita e preenchida com o concreto e posteriormente cada detalhe é feito a partir de pequenas estruturas de ferro e concreto que dão o acabamento e a resistência da imagem.

Movimento Luterano
A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero.
Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.

Neste artigo

Participe da conversa