Círculos coloridos para hipnotizar andorinhas

Uma sequência de círculos coloridos parafusada na porta de entrada da Catedral contrasta com a arquitetura barroca missioneira e causa curiosidade

399 0

Alvo de pássaros na Catedral (4)Os momentos de oração no interior da Catedral tem a companhia das andorinhas, mas o fato não chega a interferir na concentração ou bem estar dos fieis e visitantes, o coordenador da paróquia Sérgio Secchi afirma que o voo dos pássaros até desperta uma nostálgica integração com a natureza e Padre Rosalvo se refere com carinho aos pássaros.
No entanto, a pintura personalizada da Igreja sofre alterações devido às fezes das andorinhas. Diante deste fato, foi posto na entrada principal da Igreja um painel com uma sequência de círculos coloridas em forma de alvo, a técnica tem sido usada para confundir os pássaros e reduzir a quantidade no interior da igreja.
Sérgio Secchi disse que a ideia partiu dos próprios membros da diretoria da paróquia que fizeram uma pesquisa na internet e encontraram informações sobre o uso de um “painel hipnótico de pombos”, outras igrejas no Brasil também enfrentavam problemas semelhantes e encontraram nesta técnica uma solução.
Secchi disse que a técnica ainda está em teste, mas afirma que já constataram uma sensível redução no número de pássaros voando no interior na Igreja. O guarda que zela pela Igreja e acompanha diariamente o movimento de pessoas e dos pássaros, afirma que continuam entrando apenas os pássaros que tem ninhos e filhotes. “Chegou a ter mais de quarenta andorinhas e agora somente as que têm ninhos frequentam o interior da igreja. Elas chegam na porta da Catedral e parece que perdem o sentido de orientação, ficam voando e revoando e não entram”, completou o guarda.
Sergio acredita que no início da colocação do painel a redução foi maior, mas agora as andorinhas estão usando outros locais de entrada, ele acredita que é necessário continuar observando o fato para realmente lograr êxito no objetivo de manter as paredes sem cocô de passarinho.

Reforma da igreja
Está programada para o próximo mês a limpeza do frontispício, das esculturas, reparos no hall de entrada e nas bases dos pilares de sustentação, além de melhorias na parte interna da igreja.
As obras serão feitas pela ARS Restauraçõs, de Sobrado do Sul. Mesmo com as obras, a igreja permanecerá aberta para receber o público e eventos como missas e casamentos não serão interrompidos.
A estimativa é de que a minirreforma custe entre 100 e 110 mil reais. Rosalvo destaca que boa parte deste valor foi arrecadada graças a contribuições da comunidade como doações e arrecadações durante as tradicionais Quermesses. “Quero deixar meu agradecimento em nome de toda a paróquia, para a comunidade santo-angelense, que sempre contribuiu e foi bastante solidária”.

Neste artigo

Participe da conversa