Caminhão rompe a rede de dados na Av. Sete de Setembro

Cabos de fibra óptica e telefonia foram arrebentados por um caminhão que tinha outro caminhão como carga. O fato ocorreu nas proximidades da rodoviária e deixou vários usuários...

121 0
Cabos de telefonia e fibra óptica arrebentados na Av. Sete de Setembro Foto: Marcos Demeneghi
Cabos de telefonia e fibra óptica arrebentados na Av. Sete de Setembro Foto: Marcos Demeneghi

Fios de telefonia e fibras ópticas foram totalmente arrancados por um caminhão que carregava outro caminhão. O fato ocorreu por volta das 16h, quando o motorista cruzou a Av. Sete de Setembro, próximo à rodoviária, com possível excesso de altura e deixou dezenas de pessoas sem internet e telefone na tarde de quinta-feira, dia 3.

Segundo pessoas que presenciaram a cena, o caminhoneiro não foi abordado e nem parou no local. Pouco depois, técnicos de provedores já avaliavam os danos na rede. Eles explicam que o sistema de rede de fibra funciona com “Caixa de Terminação Óptica – CTO” ou terminal óptico e nestes casos eles precisam trocar todo o cabo que fica entre estas centrais. Pois a fibra não “admite” emendas fora destes dispositivos.

Esporadicamente ocorrem problemas ocasionados por veículos acima da altura, mas nem todo fio caído nos canteiros e nos demais locais da extensão urbana são causados por caminhões. O rompimento de cabos também ocorre durante a troca de postes, acidentes de trânsito e poda de árvores.

Quanto ao aspecto de abandono observado em muitos trechos, com cabos caídos e arrebentados, os técnicos explicam que nem sempre são cabos ativos, a maioria são fios abandonados e ociosos. Quando a fiação de um trecho é trocado, pode ocorrer que os cabos ociosos fiquem indevidamente no local, sem a remoção.

Neste artigo

Participe da conversa