Bandeiras a meio mastro em respeito à memória de Adroaldo Loureiro

915 0

As bandeiras em frente à prefeitura de Santo Ângelo foram colocadas a meio mastro devido ao luto oficial de três dias decretado após o falecimento de Adroaldo Mousquer Loureiro. Atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Loureiro faleceu na tarde da última sexta-feira, dia 12, no hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, onde realizava tratamento de um câncer no fígado.

 

Adroaldo Loureiro tinha 67 anos e nasceu na localidade do Carajá, Entre-Ijuís, na época pertencente ao município de Santo Ângelo. Era formado em Odontologia e Direito. Foi fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na capital missioneira. Na carreira política se destacou como vereador no período de 1983 e 1988. Foi prefeito entre os anos de 1993 e 1996. No estado, Adroaldo foi eleito deputado estadual quatro vezes. Atuou como secretário estadual do Trabalho e Ação Social, em 1991, foi presidente da Companhia de Habitação do Estado (Cohab-RS), em 1992, e fundador da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), em 1993. Entre as 24 leis de sua autoria como deputado, destacam-se a Lei dos Desmanches (1997), Política Antibullying, lei que determinou que os estabelecimentos bancários devem colocar assentos nas filas especiais para aposentados, pensionistas, gestantes e deficientes físicos (2004). Além da lei que criou a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal no Rio Grande do Sul (2002), e a que instituiu a Semana Missioneira no calendário de eventos culturais do Estado.

O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial de três dias e destacou a atuação do político santo-angelense. “Foi um homem que dignificou a política do Rio Grande do Sul”, afirmou Sartori. O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Giruá, Angelo Fabiam Duarte Thomas, conjuntamente com todo o colegiado de prefeitos da região, manifestam profundo sentimento de pesar e solidariedade. Thomas destacou que a região das Missões perdeu uma das mais expressivas lideranças. “Adroaldo Loureiro teve participação decisiva, e deixará um legado importante por ter honrado o Rio Grande do Sul com sua trajetória coerente e ética”, destacou Fabiam.

O corpo foi velado na Catedral Angelopolitana e no sábado, dia 13, sepultado no Cemitério Sagrada Família.

 

Neste artigo

Participe da conversa