Atenção redobrada com fogões a lenha, lareiras e aquecedores

Com a chegada do inverno, aumenta o uso de fogões a lenha, lareiras e aquecedores. Corpo de Bombeiros faz um alerta em relação aos cuidados que a comunidade...

1702 0

DSC_0029Uma residência foi completamente consumida por um incêndio no final da última segunda-feira, dia 19, no Bairro União. A principal suspeita é de que o fogo tenha iniciado após brasas do fogão a lenha caírem no chão. Com a chegada do inverno, fogões a lenha, aquecedores e lareiras são opções usadas para enfrentar as baixas temperaturas e a ocorrência reforça ainda mais o alerta do 11º Comando Regional dos Bombeiros, com sede em Santo Ângelo.
O Tenente Schaff, ressalta que a comunidade deve se manter sempre atenta enquanto estiver usando fogões a lenha, lareiras ou aquecedores, uma vez que apenas um pequeno descuido já pode ocasionar um incêndio. Em Santo Ângelo até o momento, esse tipo de ocorrência está dentro da normalidade, sendo registrados apenas casos isolados, porém, Schaff ressalta que a cada inicio de inverno, os cuidados devem ser redobrados.
“Atendemos algumas ocorrências isoladas de incêndios ocasionados por esse motivo, mas como o inverno está apenas iniciando, a comunidade deve redobrar os cuidados em relação a esse tipo de ocorrência. Muitos dos casos de incêndio, ocasionado por fogões a lenha e lareiras iniciam com um pequeno descuido e por isso precauções como não se afastar do local por muito tempo, apagar totalmente as chamas depois de usar o fogão a lenha ou a lareira e não sobrecarregar tomadas com equipamento elétricos, são alguns dos cuidados que a comunidade deve ter”, destacou.

COMÉRCIO AQUECIDO
Com a chegada de novas ondas de frio, as vendas de aquecedores e fogões a lenha devem ter um amento em Santo Ângelo.
Segundo o gerente, Francisco Dornelles, nas Lojas Benoit, a procura já aumentou bastante nos últimos dias, principalmente por aquecedores, que possuem um valor mais acessível. O gerente acredita que o comércio destes itens deve ser intensificado ainda mais nas próximas semanas.
Nas lojas Quero-Quero da Antunes Ribas o consumidor já acentuou a procura por aquecedores e fogões a lenha e o gerente Mauricio Gioveli acredita que as vendas também devem aumentar nos próximos dias, conforme as temperaturas diminuam.
Já no Magazine Luiza, a procura por esquecedores teve uma pequena alta, a informação é do gerente Felipe Dias.

PRECAUÇÕES E ORIENTAÇÕES

– Não coloque muita lenha no fogão, pois brasas podem cair e ocasionar incêndios
– Não sobrecarregue tomadas elétricas
– Deixe o aquecedor somente o tempo necessário e longe de materiais que possam pegar fogo
– Apague totalmente as brasas, após usar o fogão a lenha
– Não se afaste do fogão a lenha, aquecedores e lareiras se ele estiver sendo usado.
– Mantenha em dia a limpeza e manutenção de chaminés.
– Instale as chaminés corretamente.
– Utilize as peças necessárias para evitar a propagação do calor no forro do cômodo e na madeiramento do telhado.
– Utilize telas específicas em frente às lareiras, para evitar que fagulhas saltem para fora.
– Não estenda roupas sobre o fogão a lenha, as mesmas podem cair sobre a chapa de ferro e causar um incêndio.
– Varais devem estar a pelo menos um metro de distância do fogão, lateralmente. O mesmo vale para aquecedores.
– Antes de dormir, certifique-se de que o fogo da lareira ou fogão a lenha tenha sido apagado totalmente.
– Preferencialmente aqueça o quarto antes de dormir, evitando deixar aquecedores e lençóis térmicos ligados durante o sono.
– O aquecimento de um ambiente gera ressecamento do ar e queima de oxigênio, portanto deixe sempre uma entrada de ar liberada.
– Jamais mantenha todas as portas e janelas fechadas, a queda nos níveis de oxigênio pode ocasionar desmaios e até óbitos.

FAMÍLIA PRECISA DE DOAÇÕES

DSC_0008A residência localizada no Bairro União foi totalmente consumida pelo fogo no final da tarde da segunda-feira, dia 19. Mesmo com a chegada do Corpo de Bombeiros, não foi possível salvar móveis, roupas e utensílios domésticos, que foram perdidos.
No local, moravam um casal e um filho, que estava em casa, mas conseguiu sair sem ferimentos. Atualmente a família se encontra em casa de parentes e pede que a comunidade santo-angelense auxilie com qualquer tipo de ajuda. Mais informações, bem como doações podem ser feitas pelo telefone: (55) 9 9610-5580.

Neste artigo

Participe da conversa