70 anos de Fé e Esperança

Em outubro está sendo realizado um ciclo de palestras alusivo aos 70 anos da Sociedade Espírita Fé e Esperança e um almoço de confraternização reuniu os frequentadores e...

738 0

Fe e Esperança 02A Sociedade Espírita Fé e Esperança é considerada uma das pioneiras do movimento Espírita em Santo Ângelo e completa 70 anos amanhã, dia 26. Fundada em 1949 pelo militar da reserva José Delfino do Nascimento, se mantém ativa oferecendo oportunidade de estudo das obras básicas e complementares do Espiritismo, bem como, esclarecimentos a pessoas que buscam ajuda para entender a relação existente entre corpo e alma (espírito).
Durante todo o mês de outubro a atual diretoria organizou atividades alusivas aos 70 anos, sendo que duas datas ganham significado especial para os membros desta associação espírita, um almoço de confraternização ocorrido no último domingo, dia 22 e a palestra “Saúde Integral” que será proferida por Antônio Augusto do Nascimento amanhã, dia 26, às 20h na sede da entidade que está localizada na Rua 22 de Março.
Na Sociedade Espírita Fé e Esperança são oferecidas atividades públicas como: Palestras às segundas-feiras, às 20h e sábados às 18h. São mantidos regularmente sete grupos de estudos em horários e dias diferentes: segunda-feira às 19h; quinta às 14h e às 19h; sexta às 19h30min e às 20h; sábado às 16hs e domingo grupo de estudo às 09hs.
Nas terças-feiras às 14h está em andamento o “Atendimento Fraterno” no qual são recebidas pessoas interessadas em uma conversa de orientação para a vida espírita.
Ainda é ofertado educação para o espiritismo a crianças e jovens aos sábados a tarde. Estudos e prática mediúnica às terças e quartas-feiras.

Na história

A primeira casa espírita constituída formalmente em Santo Ângelo foi o Amor ao Próximo (1937), dez anos mais tarde, José Delfino do Nascimento que também participava das atividades, resolveu ampliar a atuação do Espiritismo local e fundou a Sociedade Espírita Fé e Esperança (1947). Mesmo com os preconceitos daquela época o movimento foi ganhando adeptos e formou-se em 1957 a Sociedade Espírita Irmãos de Boa Vontade. Atualmente o movimento espírita de Santo Ângelo tem reconhecida atuação na comunidade que cada vez mais adota o Espiritismo como fonte de conhecimento espiritual.

O Espiritismo está compilado em cinco obras básicas, organizadas pelo pedagogo, tradutor e educador Francês Hippolyt Léon Denizard Rivail, que assinou o primeiro livro da coleção “O Livro dos Espíritos” no ano de 1857 com o pseudônimo de Allan Kardec. O Espiritismo tem base filosófica, científica e religiosa, mesmo sem o título de religião tradicional, aceita Jesus como modelo de perfeição a ser seguido e “O” considera o ser mais evoluído que já reencarnou na terra.
No entanto, o Espiritismo incentiva seus adeptos a não adotarem rituais e dogmas, a priori, busca o entendimento dos fenômenos com base na filosofia e experimentação científica. Embora os cinco livros básicos do Espiritismo sejam assinados por Allan Kardec, ele não se intitulou autor da doutrina, investigou e reuniu material atribuído a comunicações de espíritos captadas em várias pontos do mundo, fez comparações e aquelas que passaram pelos critérios de avaliação do cientista e consideradas autênticas, formaram o corpo doutrinário. O primeiro livro “O Livro dos Espíritos” foi organizado em forma de perguntas e respostas.

Neste artigo

Participe da conversa