Unicred Eleva lança documentário mostrando a Região das Missões como pioneira do cooperativismo

Projeto conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS

881 0

Um filme que mostra o início de práticas cooperativistas na cultura missioneira. Esse é o principal tema do documentário “As Reduções Jesuíticas dos Guarani: Uma Inspiração para o Modelo Cooperativo”, lançado pela Unicred Eleva em um evento em Santo Ângelo na segunda-feira. O projeto é liderado pelo Dr. Vitor Hugo Boff, vice-presidente da cooperativa, e conta com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da Unimed Missões e do Instituto Unicred RS.
Imprensa, colaborados e parceiros tiveram a oportunidade de conferir em primeira mão o filme, que conta com objetivo de trazer conhecimento sobre a cultura guarani e jesuíta e suas práticas cooperativas, fazendo uma ligação com a região e a forte identidade existente nestas comunidades. O trabalho mostra o Rio Grande do Sul como o pioneiro na prática do cooperativismo, com suas origens na vida econômica das Missões.
“Há muito tempo vínhamos pensando em trabalhar a questão da nossa história missioneira ligada à forma econômica de cooperativismo. Fomos buscar nos povoados missioneiros as origens desse sistema, pois esses laços identitários são muito fortes em nossa região. Eles lembram um passado glorioso e trazem modelos de bravura e cooperação”, explica o Dr. Vitor Hugo Boff.
O filme de 15 minutos traz um resgate histórico, com música e imagens produzidas nos sítios arqueológicos dos povoados, para demonstrar que nos séculos XVII e XVIII a cultura Jesuítico-Guarani já apresentava traços de princípios cooperativistas. Os fatos são embasados em pesquisas de estudiosos do tema, como Vergílio Perius, professor e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Artur Barcelos, professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Rio Grande, Pedro Ignácio Schmitz , professor e diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas da Unisinos, Padre José Odelso Schneider, professor na Unisinos, Claudete Boff, professora e pesquisadora da URI Santo Ângelo, entre outros nomes que cederam seus depoimentos para a obra.
O documentário pode ser conferido no canal do Youtube da Unicred Eleva www.youtube.com/watch?v=gKVank9sAeg e servirá como material didático para todas as entidades envolvidas no projeto.
A Unicred Eleva é uma das cooperativas mais antigas do Rio Grande do Sul, abrangendo 55 municípios e mais de 4 mil associados. Oferece uma assessoria financeira com soluções customizadas para cada um de seus cooperados, com relacionamento próximo e exclusivo e atuando no desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

UNICRED ELEVA EQUIPE DO PROJETO IGOR MARTINS, VITOR HUGO BOFF, CLAUDETE BOFF, VERGILIO PERIUS (Copy)
Equipe do projeto Igor Martins, Vitor Hugo Boff, Claudete Boff, Vergílio Perius

O prefeito em exercício Bruno Hesse esteve presente no lançamento, em seu pronunciamento salientou que o Governo Municipal tem buscado incentivar o sistema cooperativista, realizando a sua gestão moldada nos princípios do cooperativismo. “O Governo Municipal leva à população santo-angelense um diferencial econômico, pautado pela geração de emprego e renda, com uma infraestrutura urbana revitalizada, com investimentos na qualificação dos serviços e no atendimento, atuando de forma enérgica no fortalecimento da agricultura familiar, com legislação inovadora e parceria para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e do meio rural”, disse.
Durante o evento, o cantor tradicionalista Erlon Péricles interpretou a música “América Chirua”, trilha sonora do documentário, letra de Tadeu Martins, música de Igor Martins, acompanhado do gaiteiro Tiago Quadros.
Estiveram prestigiando o evento o presidente da Unicred Eleva, Pedro Paulo Bottom Moro;Dr. Samir El Ammar, vice-presidente da Unicred Central RS e presidente da Unicred Ijuí; Dr. Roberto Antônio Valandro Bellinaso, presidente da Unimed Missões; Paulo Rubismar Soares, diretor-geral da Unicred Ijuí; Dr. Vitor Hugo Boff , vice-presidente da Unicred e realizador do projeto; João Carlos Ghellar, vice-presidente da Unicred Eleva; Diego Moraes Garcia, diretor geral da Unicred Eleva; e Juliano Breitenbach, diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Eleva.

UNICRED ELEVA 06jan2020 (Copy)
Autoridades, convidados e participantes do documentário no evento de lançamento
Neste artigo

Participe da conversa